Theatro Sete de Abril segue sem previsão para reabertura
Interditado desde 2010, a cidade completará 15 anos sem esse importante patrimônio cultural de Pelotas e com as obras longe de serem finalizadas
O Theatro Sete de Abril é um patrimônio histórico e cultural da cidade de Pelotas, mas que se encontra há quase 15 anos de portas fechadas. Desde então, muitas datas e previsões de sua entrega foram feitas, mas até hoje o local segue sem receber manifestações culturais. Para atualizar a população sobre a atual situação do teatro, uma vistoria e coletiva de imprensa foi organizada pela Prefeitura de Pelotas para trazer novidades e novas informações, muitas desanimadoras.
Em comunicado a impresa, o Prefeito Fernando Marroni, sua vice, Daniela Brizolara e a secretária da cultura, Carmen Roig explicaram um pouco sobre as condições da estrutura e pendências da obra. “O que nós diagnosticamos aqui é que nós temos ainda um longo período pela frente e que nós vamos dar total prioridade, o nosso compromisso é total prioridade, ação conjunta da secretaria para que não trave, não emperre o que depende de nós. Já que coisas que não dependem da prefeitura depende das disputas pelas licitações, que sempre são processos judicializados, complicados. Mas de nossa parte, o compromisso com a cidade de Pelotas, com este patrimônio histórico que é tão caro para todos nós pelotenses, é de acelerar e dar a máxima prioridade para que a gente ainda em 2025 consiga atingir esse feito tão grande de colocar esse patrimônio novamente a disposição da cidadania da cidade.” Declarou o prefeito.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A respeito dos detalhes técnicos, Carmen Roig detalhou um pouco sobre o que ainda falta no teatro. “Falta uma complementação da instalação elétrica, faltam acabamentos nos camarotes, equipamentos de climatização, o processo da caixa cênica, sonorização, o PPCI (Plano de prevenção e proteção de combate a incêndio), uma revisão das obras feitas, revisar o telhado, colocar fechamento nas lajes técnicas. São muitos detalhezinhos que estamos fazendo o diagnóstico para poder priorizar e agir o mais rápido possível.” Explicou a secretária, comentando também que houve furto também da instalação elétrica.
A respeito dos recursos para essa obra, o Prefeito explicou que muitas questões já tem recursos alocados, como a caixa cênica e a climatização, apesar de ainda depender de atualizações. A previsão é de que para a finalização da obra, será preciso cerca de R$ 5 milhões de reais, entre verbas disponíveis e que precisarão aportar como recurso próprio ou buscar.
Dessa forma, sem estimar um prazo, o prefeito Fernando Marroni garantiu que o seu compromisso será em acelerar o máximo possível todo o processo que depender da Prefeitura e das secretarias para que o Theatro Sete de Abril volte ser aberto.
O Theatro Sete de Abril
Leia também:
Carnaval de Rua de Pelotas cresce em 2025 com 50% a mais de blocos e apoio da Prefeitura
Primeira poupança do Pé-de-Meia do ensino médio será paga em fevereiro