Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

12 de fevereiro de 2025

Onda de calor pode causar sensação térmica de 70°C, indica USP

As regiões mais afetadas devem ser principalmente o Sudeste e o Sul, mas também o Centro-Oeste e Nordeste brasileiro


Por Kathrein Silva Publicado 12/02/2025
Ouvir: 00:00
Clic (10)
Foto: SILVIO AVILA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma onda de calor entre os dias 12 e 21 podem atingir a sensação térmica de 70°C revela a tabela utilizada pelo Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP). As regiões mais afetadas devem ser principalmente o Sudeste e o Sul, mas também o Centro-Oeste e Nordeste brasileiro.

Para informar a sensação térmica, é preciso considerar a temperatura em graus celsius e a umidade relativa do ar. Com base na junção dessas informações obtemos a sensação térmica. Em uma cidade onde os termômetros batem 38 °C e a umidade do ar é de 60%, por exemplo, a sensação térmica sentida pode ser de 55 °C. 

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

image

Em Porto Alegre, a previsão da Climatempo indicava que a máxima, na terça-feira (11), alcançava 39 °C, com picos de umidade do ar chegando a 95%. Segundo a tabela acima, a capital gaúcha poderia registrar a sensação térmica de 70 °C.

O calor extremo aumenta os riscos de desidratação e outros problemas de saúde, especialmente para grupos vulneráveis. A recomendação é redobrar os cuidados com a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol.