Onda de calor pode causar sensação térmica de 70°C, indica USP
As regiões mais afetadas devem ser principalmente o Sudeste e o Sul, mas também o Centro-Oeste e Nordeste brasileiro
![Clic (10)](https://www.clicpelotas.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2025/02/Clic-10-2.jpg)
Uma onda de calor entre os dias 12 e 21 podem atingir a sensação térmica de 70°C revela a tabela utilizada pelo Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP). As regiões mais afetadas devem ser principalmente o Sudeste e o Sul, mas também o Centro-Oeste e Nordeste brasileiro.
Para informar a sensação térmica, é preciso considerar a temperatura em graus celsius e a umidade relativa do ar. Com base na junção dessas informações obtemos a sensação térmica. Em uma cidade onde os termômetros batem 38 °C e a umidade do ar é de 60%, por exemplo, a sensação térmica sentida pode ser de 55 °C.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
![image](https://www.clicpelotas.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2025/02/image-8.jpg)
Em Porto Alegre, a previsão da Climatempo indicava que a máxima, na terça-feira (11), alcançava 39 °C, com picos de umidade do ar chegando a 95%. Segundo a tabela acima, a capital gaúcha poderia registrar a sensação térmica de 70 °C.
O calor extremo aumenta os riscos de desidratação e outros problemas de saúde, especialmente para grupos vulneráveis. A recomendação é redobrar os cuidados com a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol.