Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

25 de setembro de 2024

Operação Pantanal: FAB lança 336 mil litros de água para combater incêndios

Os voos de combate a incêndios são operados com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), que utiliza um tubo para projetar água pela porta traseira esquerda do avião, com capacidade de descarregar até 12 mil litros por vez


Por Pablo Bierhals Publicado 12/07/2024
Ouvir: 00:00
kc390-pantanal_mcamgo_abr_01072024-4
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desde o dia 28 de junho, o Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira (FAB), tem intensificado seus esforços no combate às queimadas na região. Até o momento, foram lançados 336 mil litros de água nos focos de incêndio. Somente nesta quinta-feira (11), dois voos despejaram 24 mil litros em áreas afetadas pelo fogo.

Os voos de combate a incêndios são operados com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), que utiliza um tubo para projetar água pela porta traseira esquerda do avião, com capacidade de descarregar até 12 mil litros por vez.

O major aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão no Pantanal Sul-Mato-Grossense, destacou que esta é a primeira vez que a FAB utiliza o sistema MAFFS no KC-390 Millennium em uma situação real. “Realizamos vários treinamentos simulados para garantir que nossa equipe esteja totalmente capacitada para enfrentar este desafio”, afirmou.

Santos explicou que a operação com o sistema MAFFS é realizada em várias etapas. Inicialmente, ocorre a coordenação em solo para identificar os pontos críticos onde as chamas devem ser contidas. Em seguida, a equipe realiza a visualização do local, avalia os riscos para as aeronaves e mantém contato constante com a equipe em terra. Após esses preparativos, a aeronave realiza a primeira passagem, visando a precisão e segurança do lançamento de água.

Após cada lançamento, a aeronave retorna para reabastecimento, estando pronta para decolar novamente em cerca de 40 minutos. Desde o início da missão, a FAB já completou 28 voos de apoio ao bioma Pantanal, totalizando 28 horas e 35 minutos de voo.