Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Orquestra Jovem Sesc Pelotas está com inscrições abertas a partir desta semana

As inscrições vão até o dia 9 de novembro e podem ser feitas gratuitamente através do site do SESC RS


Por João Victor Fagundes Publicado 10/09/2024
Ouvir: 00:00
orquestr
Foto: SESC RS

A partir desta segunda-feira (9), jovens de 15 a 18 anos poderão se inscrever para integrar a primeira Orquestra Jovem do Sesc no Rio Grande do Sul, que será criada em Pelotas. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento artístico individual e a socialização por meio da vivência musical coletiva. Além das aulas, o programa incluirá ensaios e apresentações, e os encontros começarão em janeiro de 2025. Os interessados poderão optar pelos cursos de violino, viola, violoncelo ou contrabaixo. As inscrições devem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/orquestrajovem/, onde o edital completo também está disponível.

Para concorrer às bolsas de estudos, que oferecem um auxílio de R$600 por mês durante um ano, com possibilidade de prorrogação por até quatro anos, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: ter conhecimento prévio em leitura de partituras e prática do instrumento escolhido; estar matriculado em uma escola pública ou privada, ou apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio; comprovar renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa; ter pelo menos 12 horas livres por semana para dedicar-se à Orquestra; ser residente de Pelotas; e, preferencialmente, ser dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Além da bolsa, os músicos receberão lanches e transporte para as aulas, que acontecerão três vezes por semana no Sesc Pelotas (Rua Félix Xavier da Cunha, 811), no turno da tarde, das 13h30 às 17h30. O objetivo é combater a evasão escolar de adolescentes e jovens que, devido a questões socioeconômicas, precisam ingressar no mercado de trabalho antes de concluir os estudos ou participar de atividades culturais. Esta será a primeira Orquestra Jovem do Sesc no estado.

O projeto, iniciado em 2004, já está em funcionamento em vários estados, incluindo Maranhão, Mato Grosso (Polo Socioambiental Sesc Pantanal), Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro (Polo Educacional Sesc), Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Os candidatos serão informados sobre as datas e horários das audições até 25 de outubro, onde deverão apresentar uma peça de pelo menos dois minutos no instrumento escolhido. A comissão avaliadora considerará a técnica, a expressividade, o uso adequado da dinâmica, a afinação, a postura e a interpretação dos símbolos musicais.

Os selecionados serão divulgados no site do projeto e deverão realizar a matrícula presencialmente entre 28 de novembro e 13 de dezembro de 2024, na Unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, e aos sábados, das 08h às 11h45.

A manutenção da bolsa está sujeita à frequência mínima de 75% e ao cumprimento das normas do Manual do Aluno Orquestra Jovem Sesc Pelotas, que será entregue no início das atividades. Mais informações estão disponíveis pelo WhatsApp (53) 99131-3176