Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Pablo Zaffaroni é anunciado como novo coordenador do programa ACT em Pelotas

O ACT tem como foco a prevenção de qualquer tipo de violência e busca promover a reflexão sobre práticas familiares, reforçando a convivência saudável


Por Larissa Rodrigues Publicado 05/09/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (9)
Foto: Michel Corvello

Nesta quarta-feira (4), a prefeita Paula Mascarenhas apresentou o psicólogo Pablo Zaffaroni como o novo coordenador do programa ACT (Adults and Children Together), que visa educar crianças em ambientes seguros. A iniciativa integra o eixo de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, e Zaffaroni também atuará como ponto focal para as ações voltadas à Primeira Infância na Secretaria de Assistência Social (SAS).

Paula reforçou a importância de fortalecer o combate à violência infantil. “No mesmo dia em que tratamos da erradicação do trabalho infantil, reforçamos a relevância dessa pauta na SAS, passando a coordenação do ACT para o Pablo, que já acumula experiência significativa no programa”, declarou a prefeita. O evento, que marca o Dia Mundial da Erradicação do Trabalho Infantil, normalmente celebrado em 12 de junho, foi adiado devido às enchentes que impactaram a região.

O secretário de Assistência Social, Edmar Mesquita, destacou o papel estratégico da nomeação para garantir a continuidade das ações do programa, que em 2024 completará cinco anos. “O ACT é essencial no acompanhamento de crianças de zero a dez anos e no fortalecimento dos vínculos familiares. A escolha de Pablo não foi apenas técnica, mas também humana, pois ele é a pessoa certa para conduzir essa iniciativa com sensibilidade e planejamento”, afirmou Mesquita.

O ACT tem como foco a prevenção de qualquer tipo de violência e busca promover a reflexão sobre práticas familiares, reforçando a convivência saudável. O programa é voltado principalmente para crianças de zero a dez anos da rede municipal de educação infantil e beneficiários da Assistência Social. Antes de assumir a coordenação, Zaffaroni já atuava no programa como formador de facilitadores e supervisor psicológico.

Também participaram da cerimônia as assessoras Aline Crochem, do Pacto Pelotas pela Paz, e Carmem Vera Roig, do projeto Pelotas, Cidade das Crianças.