Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Papo de Responsa leva conversas para a Escola Santa Mônica e EEEF Parque do Obelisco

A palestra, organizada pela Polícia Civil, trata de temas como bullying, cyberbullying, uso indevido de drogas, abuso sexual e pedofilia


Por Felipe Boettge Publicado 08/11/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (95)
Foto: Divulgação

Nesta semana, a Polícia Civil, representadas pelas polícais do DPCA, Luana e Alessandra, ministraram o Papo de Responsa em duas escolas da cidade de Pelotas. Somando os participantes da Escola Santa Mônica e do EEEF Parque do Obelisco, quase duzentos alunos estiverem presentes na interação com as policiais.

A conversa tem como temas a conscientização a respeito do bullying, cyberbullying, uso indevido de drogas, abuso sexual, pedofilia e as consequências dos nossos atos de hoje para o futuro. Este foi o segundo diálogo realizado no Santa Mônica: o primeiro aconteceu em março deste ano, e agora, próximo do final do ano eletivo, a escola sentiu necessidade de reforçar os temas tratados, trazendo algumas atualizações.  A conversa atingiu 90 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Já na EEEF Parque do Obelisco, a conversa aconteceu com alunos do 5º, 6° e 7º anos do Ensino Fundamental e atendeu 80 alunos destes anos.

Design sem nome (96)
As políciais Luana e Alessandra na escola Santa Mônica (Foto: Divulgação)

O Papo de Responsa

O Papo de Responsa é um Programa desenvolvido na Polícia Civil do RS desde outubro de 2016, com atuação junto às escolas de ensino fundamental, médio, sejam elas públicas ou privadas, na promoção de um “PAPO” – um diálogo descontraído sobre prevenção à violência e o papel do policial na sociedade, tendo como público alvo a interlocução com crianças, adolescentes e jovens.

Através do PAPO DE RESPONSA ocorre um diálogo descontraído sobre prevenção às drogas e todas as consequências advindas do tráfico e consumo. Outros assuntos de interesse do público focado podem ser tratados em razão dos laços de interação que são formados a partir da aproximação social, tais como Bullying, violência, o ato infracional e seus desdobramentos.