Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

25 de setembro de 2024

Paula une-se à mobilização pelo Kilombo Urbano em Pelotas

Segundo os representantes da entidade, em sete anos de ocupação, o prédio já ofereceu acolhimento e suporte para mais de mil pessoas


Por João Victor Fagundes Publicado 15/07/2024
Ouvir: 00:00
kiombo
Foto: Michel Corvello

Na manhã desta segunda-feira (15), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu representantes do Kilombo Urbano Canto de Conexão no Paço Municipal. O encontro teve como objetivo discutir o pedido de ajuda da entidade para que possa permanecer no local atual, situado na esquina das ruas Benjamin Constant com Álvaro Chaves, onde enfrenta uma ação de reintegração de posse.

O Kilombo Urbano ocupa o prédio há sete anos, utilizando o espaço como um ponto de apoio para estudantes e um centro de representatividade da cultura negra. O imóvel, que pertenceu à Marinha Brasileira até 1996, ainda é registrado sob o nome da Marinha em documentos oficiais, como certidões e contas, embora tenha sido trocado com particulares que agora estão buscando a desocupação do local.

Os membros da entidade estão solicitando a desapropriação da área e argumentam que o passivo tributário acumulado com o Município deve ser reconhecido como parte da função social do imóvel. Com cerca de 300 metros quadrados, o prédio já ofereceu acolhimento e suporte a mais de mil pessoas, segundo os representantes do Kilombo Urbano.

Durante a reunião, Paula Mascarenhas afirmou que “O trabalho desenvolvido por todos lá tem um profundo alcance social, é novo e transformador e a gente vai se mobilizar para tentar ajudar, porque não podemos nos conformar em perder aquele espaço de arte, de cultura, de acolhimento, de assistência social, extremamente necessário para a nossa cidade”.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *