Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Pelotas fortalece ações contra a evasão escolar em parceria com Unicef

Encontro chamado “Fora da Escola não Pode” foi realizado nesta quarta-feira (4) e debateu iniciativas de combate à evasão escolar


Por Larissa Rodrigues Publicado 05/09/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (10)
Foto: Michel Corvello

Na tarde de quarta-feira (4), a prefeita Paula Mascarenhas esteve presente no evento “Fora da Escola Não Pode: cada criança e adolescente tem o direito de aprender”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa, que aconteceu no auditório da sede regional do Sicredi, é parte de um esforço para reduzir a evasão escolar e fortalecer uma rede intersetorial dedicada a localizar estudantes fora da escola.

Em seu discurso, Paula destacou a relevância de manter crianças e adolescentes no ambiente escolar, frisando o papel dos municípios em assegurar esse direito. “É muito gratificante participar de um momento como este. Nossa equipe de servidores demonstra diariamente a capacidade de nossa estrutura interna. O trabalho do comitê intersetorial e da Busca Ativa Escolar tem sido uma fonte de orgulho para Pelotas. Cada criança reintegrada à rede de ensino é uma conquista valiosa. Com o Pelotas Pacto Pela Paz, percebemos que poucos municípios abraçam essa missão de criar um território de paz onde as crianças possam crescer livres da violência”, enfatizou.

O evento contou com a presença da secretária de Saúde, Rosana van der Laan, do secretário de Assistência Social, Edmar Mesquita, da diretora executiva da Secretaria de Educação e Desporto, Clotilde Victoria, da coordenadora do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore, e do diretor-presidente da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), Fernando Martins. Também participaram Thais Fernandes Batista, representante do Unicef, além de membros da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ªCRE) e dos conselhos municipais de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

WhatsApp Image 2024-09-04 at 20.19.26

EVASÃO ESCOLAR

Evasão escolar é quando os estudantes deixam de frequentar a escola antes de concluirem a educação básica, interrompendo o processo de aprendizagem. Este problema acontece por diversos motivos; desigualdade ao acesso na educação básica, dificuldades familiares ou condições precárias de ensino e falta de interesse, entre diversos outros problemas que fazem com que os jovens e crianças desistam de querer frequentar a escola.

A evasão escolar tem impactos negatvios na vida dos jovens, comprometendo suas oportunidades futuras e perpetuando ciclos de pobreza e exclusão social. Portanto, políticas públicas , como o programa da Unicef são de extrema importância para identificar e reintegrar esses alunos ao ambiente escolar.

INFORMAÇÕES ENIVIADAS POR ASCOM