Pelotas institui outubro como Mês Intergeracional para promover a interação entre gerações
Lei prevê atividades para aproximar gerações e contribuir para a prevenção de preconceitos etários
Na tarde de quinta-feira (10), a prefeita Paula Mascarenhas assinou uma nova lei que estabelece outubro como o Mês Intergeracional em Pelotas. O objetivo é fomentar a interação entre diferentes gerações, com o apoio do setor privado, através de atividades recreativas, oficinas artísticas, educativas e culturais. Essas iniciativas visam combater preconceitos relacionados à idade.
Essa ação está alinhada ao Diagnóstico da Cidade Amiga do Idoso, apresentado pelo Executivo em 12 de setembro. Outubro foi escolhido por coincidir com datas significativas: o Dia Internacional da Pessoa Idosa e o Dia Nacional do Idoso, ambos celebrados no dia 1º, e o Dia da Criança, no dia 12.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Essas datas têm relevante importância no município durante o mês, tendo em vista a estratégia Pelotas Cidade das Crianças e a trajetória pela certificação local como Cidade Amiga do Idoso. Ambas estratégias visam buscar o crescimento, o desenvolvimento e envelhecimento ativo e saudável, assim como promover a convivência ativa e intergeracional e a superação da segregação etária”, disse Paula ao assinar a Lei.
Com a criação do Mês Intergeracional, a proposta é que a administração municipal, através de suas secretarias e em parceria com instituições privadas, religiosas e educacionais, se organize para oferecer atividades e eventos que incentivem a convivência entre crianças e idosos. O foco será em momentos de lazer e recreação que promovam essa interação.