Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de setembro de 2024

Pelotas recebe segundo monumento em homenagem a São Jorge e Ogum Guerreiro

A primeira estátua está localizada entre as ruas Benjamin Constant e Conde de Porto Alegre, no bairro Porto; O segundo monumento em homenagem a São Jorge e Ogum Guerreiro será inaugurado em breve no bairro Areal Fundos


Por João Victor Fagundes Publicado 08/08/2024
Ouvir: 00:00
sao jrger
Foto: Câmara de Pelotas

Em Abril de 2024, em honra ao Dia de São Jorge e Ogum Guerreiro, foi inaugurado um monumento dedicado a essa divindade, na região do Porto de Pelotas. A iniciativa de autoria do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), possibilitou a doação da imagem e a construção do monumento atendendo ao pedido de um grupo de religiosos locais.

O vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA) destaca a importância dessa iniciativa não apenas para o patrimônio religioso de Pelotas, mas também para fortalecer a reparação histórica e combater a intolerância religiosa na cidade. “Ao inaugurarmos o segundo monumento dedicado a Pai Ogum Guerreiro e São Jorge no Areal Fundos em Pelotas, estamos fazendo uma reparação histórica para a cidade. Pelotas começou a ser construída nas charqueadas por homens e mulheres afrodescendentes. O primeiro monumento foi instalado em frente ao Porto, simbolizando a chegada das embarcações com afrodescendentes. Agora, na próxima charqueada, marcamos a partida dessas pessoas com seus orixás, iniciando com Ogum Guerreiro. Estamos reservando espaço para a religião, nossa fé e nossas crenças. Ogum Guerreiro é um dos principais orixás da religião de matriz africana. Como vereador, me sinto muito feliz por realizar esta devolução à cidade dos orixás que colaboraram tanto através dos médiuns na construção de Pelotas. Mesmo após 212 anos, as religiões continuam firmes e fortes, enriquecendo nossa história e identidade cultural.” Concluiu o parlamentar.

O monumento dedicado a São Jorge Ogum Guerreiro está localizado entre as ruas Benjamin Constant e Conde de Porto Alegre no porto de Pelotas. A iniciativa aproximou os fiéis da divindade, fortalecendo os laços de fé na comunidade e fomentando a promoção de uma cidade pluri-religiosa.

Fonte: Câmara Municipal de Pelotas