Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

29 de setembro de 2024

Pelotas registra abalo sísmico de 2,5 graus na escala Richter

Inicialmente, foi cogitado que o grande estrondo relatado por vários moradores fosse proveniente de uma pedreira localizada interior do município, no entanto, o fenômeno natural foi confirmado pelo Centro de Sismologia da USP


Por João Victor Fagundes Publicado 28/06/2024
Ouvir: 00:00
pelascom
Foto: Janine Tomberg / ASCOM

O Centro de Sismologia da USP confirmou um tremor de 2,5 graus na escala Richter em Pelotas, ocorrido na tarde de quinta-feira (27), conforme relatado por muitos moradores. A Defesa Civil do município informou que não houve ocorrências, incidentes ou danos relacionados ao tremor, enquanto a Defesa Civil regional continua monitorando o evento e consultando especialistas da UFPel para obter mais informações técnicas.

Felipe Leitzke, coordenador do curso de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Pelotas, esclareceu que esse tipo de tremor é comum e ocorre na crosta terrestre. “Tremores com magnitude inferior a três graus são frequentes. Eles resultam da pressão causada pelo movimento de rochas em fraturas ou falhas a até dez quilômetros de profundidade, não havendo motivo para preocupação”, explicou.

Leitzke acrescentou que o tremor foi detectado pelo sismógrafo em Pedras Altas. Ele também considerou improvável que a causa fosse uma explosão em pedreiras no interior de Pelotas, devido à distância do equipamento que registra essas vibrações.