Pelotas sedia o 201º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades
O evento foi realizado no auditório 2 do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), reunindo representantes de diversas esferas governamentais, entidades de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e da sociedade civil
Na última terça-feira (5), a prefeita Paula Mascarenhas marcou presença na abertura do 201º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O evento foi realizado no auditório 2 do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), reunindo representantes de diversas esferas governamentais, entidades de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e da sociedade civil.
Promovido pela Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades), vinculada à Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social, o fórum tem como objetivo discutir e propor alternativas para políticas públicas que promovam a acessibilidade e a inclusão social de pessoas com deficiência em todo o Rio Grande do Sul. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Pelotas e atraiu gestores municipais, profissionais da área e líderes comunitários.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Durante a cerimônia, a prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância da colaboração entre governo, entidades e sociedade civil para a construção de um mundo mais igualitário e acessível. “Estamos aqui para promover um ambiente onde as diferenças são respeitadas e todas as pessoas tenham seu lugar na sociedade, com a mesma oportunidade e acolhimento”, afirmou. Ela também expressou seu reconhecimento e agradecimento pelo trabalho realizado pelas entidades que atuam no município, essenciais para a implementação de políticas públicas que garantem os direitos das pessoas com deficiência.
O evento contou ainda com a presença do tenente-coronel Isandré Antunes de Souza, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, que foi homenageado com um certificado e medalha devido à implementação de guaritas salva-vidas acessíveis nas praias do litoral gaúcho, uma ação importante para garantir a acessibilidade nas áreas de lazer e recreação.
O Fórum Permanente é realizado em várias regiões do estado, com o intuito de mapear as necessidades locais e fortalecer a implementação de ações afirmativas de acessibilidade e inclusão social. Em Pelotas, o evento é ainda complementado pelo Festival Paralímpico, promovido simultaneamente na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (Esef/UFPel). O festival visa promover a inclusão através do esporte adaptado, com apresentações de modalidades como tênis de mesa, bocha paralímpica, goalball e voleibol sentado, reafirmando o compromisso da cidade com a inclusão social e esportiva.
Estiveram presentes na abertura do Fórum, além da prefeita Paula Mascarenhas, a secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, e os vereadores Jone Soares e Míriam Marroni, presidente e vice-presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Pelotas.