Pelotas terá novo centro de atendimento destinado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista
No dia 10 de setembro, a Secretaria da Sáude (SES) e o Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe) assinou um novo contrato para a criação do 28° Centro de Atendimento em Sáude (CAS) do Programa TEAcolhe
No dia 10 de setembro, a Secretaria da Sáude (SES) e o Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe) assinou um novo contrato para a criação do 28° Centro de Atendimento em Sáude (CAS) do Programa TEAcolhe. O objetivo do projeto visa o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e suas famílias.
A assinatura do contrato contou a presença da secretária da saúde, o contrato estabelece um repasse mensal de R$ 80 mil do governo estadual para o custeio dos serviços, totalizando R$ 960 mil ano.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“Hoje passamos a ter três Centros de Atendimento em Saúde na Região Sul. Junto com este de Pelotas, temos em Rio Grande e Pedro Osório. A cada 33 nascimentos, um será de criança com Transtorno do Espectro do Autismo; por isso, constituímos uma rede estadual com Centros Macrorregionais, Centros Regionais e Centros de Atendimento em Saúde”, comentou a secretária da Saúde Arita Bergmann.
A titular do SES ressalta que, ao criar o programa no Rio Grande do Sul, a equipe se baseou na experiência de Pelotas. Na época em que o governador Eduardo Leite era prefeito, houve um forte movimento da sociedade civil e das famílias de pessoas com necessidades especiais, que exigiam um atendimento mais adequado para essas crianças e adolescentes.
A secretária municipal de Saúde de Pelotas, Rosana Van DerLaan, expressou sua gratidão pelo apoio contínuo da SES e do governo estadual para atender às necessidades dos municípios. Ela destacou a importância do novo centro, lembrando que “os pacientes com TEA estão presentes em nosso cotidiano, fazem parte da nossa família e convivem conosco”.
O vice-presidente do Cerenepe, Francisco Neves da Silva, destacou a relevância do suporte da SES, do governo estadual, da prefeitura e da comunidade. Ele ressalta a importância de continuar o trabalho para ajudar essas crianças e promover sua visibilidade e aceitação em uma sociedade muitas vezes dividida. “Cada pessoa possui um talento único, e são esses talentos que ajudam a sociedade a avançar,” acrescentou.
Durante a cerimônia, o Grupo Musical Cerenepe Pelotas, composto por pacientes com TEA e coordenado pela professora Vera Neves, fez uma apresentação especial.
Cas Pelotas
O novo centro passará a oferecer serviços ambulatoriais especializados com atendimento regionalizado e supervisionado por uma equipe multiprofissional. Ele atenderá pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) de 21 municípios da Região Sul, incluindo Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu. O centro está localizado na Rua Zola Amaro, 318, no Bairro Três Vendas, em Pelotas.
TEAcolhe
O programa TEAcolhe foi desenvolvido pelo governo estadual para oferecer um atendimento especializado, intersetorial e multidisciplinar a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias no Rio Grande do Sul. O programa é composto por Centros Macrorregionais (CMR), Centros Regionais de Referência (CRR) e Centros de Atendimento em Saúde (CAS), que implementam ações integradas nas áreas de saúde, educação e assistência social.