Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

27 de dezembro de 2024

Polícia Civil do RS prende sete integrantes de quadrilha especializada em fraudes com anúncios de veículos

Quadrilha usava redes sociais e contas bancárias de laranjas para aplicar golpes em vítimas de todo o estado


Por Anelise Freitas Publicado 12/12/2024
Ouvir: 00:00
1280 x 720 – 2024-11-27T102058.228
Foto: Ilustrativa.

Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Pelotas, desarticulou uma associação criminosa especializada em fraudes eletrônicas. A operação resultou na prisão de sete indivíduos e no cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Bagé, Dom Pedrito e Porto Alegre. A investigação teve início após uma série de denúncias de vítimas de estelionato, que relataram terem sido enganadas por fraudes com anúncios falsos de veículos.

O esquema criminoso operava por meio de redes sociais, principalmente o Facebook, onde os criminosos publicavam anúncios fraudulentos oferecendo veículos com preços atrativos. Ao atraírem as vítimas, as negociações eram transferidas para o WhatsApp, onde os golpistas forneciam informações falsas sobre os carros e pediam pagamentos via transferências PIX. Em um dos casos investigados, uma vítima foi induzida a realizar três transferências que totalizaram R$ 11.000,00, valores que foram direcionados para contas bancárias de “laranjas”, que cediam seus dados para receber as comissões de até 10%.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

As contas utilizadas para receber os valores eram registradas em nomes de indivíduos que não tinham envolvimento direto nos golpes, mas que recebiam comissões pelo uso de suas informações bancárias. Esses valores eram então redistribuídos rapidamente para outras contas do grupo.

Durante a operação contra as fraudes com anúncios de veículos, a Polícia Civil apreendeu celulares, documentos bancários e outros materiais utilizados para cometer os crimes. Também foram presos sete membros da quadrilha, sendo cinco presos preventivamente e dois temporariamente. Além disso, informações colhidas durante o cumprimento dos mandados indicam que um dos investigados, inicialmente envolvido apenas na locação de contas, também participou ativamente dos estelionatos. Ele poderá ter sua prisão temporária convertida em preventiva.

As investigações continuam para identificar outras vítimas e mais envolvidos na rede criminosa. A Polícia Civil alerta que a desconfiança deve ser redobrada em ofertas vantajosas de produtos e serviços, especialmente nas redes sociais. A recomendação é que vítimas de golpes semelhantes entrem em contato com as autoridades para que mais informações possam ser reunidas e novas ações de combate à fraude possam ser realizadas.

Leia também:

Inflação no mês de novembro apresenta alta de 0,39%

Elas por Elas é sucesso no Spotify; confira os episódios favoritos do público