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21 de novembro de 2024

24% dos brasileiros sofreram golpes digitais nos últimos 12 meses, diz pesquisa

Os ataques mais comuns incluem clonagem de cartões, invasão de contas e fraudes online


Por Pablo Bierhals Publicado 30/09/2024
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Foto: Pexels/Karolina Grabowska

Uma pesquisa realizada pelo DataSenado em colaboração com a Nexus indicou que 24% dos brasileiros sofreram golpes digitais nos últimos 12 meses, resultando em perdas financeiras, o que equivale a uma em cada quatro pessoas. Os ataques mais comuns incluem clonagem de cartões, invasão de contas e fraudes online. O estudo, que ouviu 21 mil pessoas, é considerado o mais abrangente sobre o tema no Brasil e foi divulgado nesta segunda-feira (30).

De acordo com os dados, São Paulo registrou a maior taxa de vítimas (30%), seguido por Mato Grosso (28%), Distrito Federal (27%) e Roraima (27%). Por outro lado, os estados com menor incidência foram Ceará (17%), Piauí (18%) e Sergipe (19%). O relatório não identificou um perfil específico das vítimas, que refletem diversas características socioeconômicas, como faixa etária e renda. Entre os afetados, 51% têm renda familiar de até dois salários mínimos, alinhando-se ao perfil da população, já que 49% dos brasileiros relatam essa renda. Além disso, 27% das vítimas têm entre 16 e 29 anos. A maior incidência de golpes ocorreu em cidades com populações entre 50 mil e 500 mil habitantes (41%), onde 40% da população reside.

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A pesquisa, realizada entre 5 e 28 de junho com 21.808 brasileiros dos 26 estados e do DF, perguntou: “Nos últimos 12 meses, você perdeu dinheiro por algum crime digital?”. A pesquisa apresenta um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 1,22 ponto percentual para dados nacionais.

Para evitar golpes online, considere as seguintes medidas:

  1. Use senhas fortes: Crie senhas complexas e diferentes para cada conta.
  2. Ative a autenticação em duas etapas: Isso adiciona uma camada extra de segurança.
  3. Verifique URLs: Sempre confirme se o site é legítimo, especialmente ao inserir informações pessoais.
  4. Desconfie de ofertas muito boas: Se algo parece bom demais para ser verdade, pode ser golpe.
  5. Mantenha o software atualizado: Instale as últimas atualizações de segurança em dispositivos e aplicativos.
  6. Cuidado com e-mails suspeitos: Não clique em links ou baixe anexos de remetentes desconhecidos.
  7. Use redes seguras: Evite acessar contas financeiras em redes Wi-Fi públicas.

Essas práticas podem ajudar a proteger suas informações e finanças.