Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

Motorista de carreta envolvida em acidente que matou nove pessoas no Paraná presta depoimento

“Ele tentou engatar as marchas e algumas marchas não se encaixaram. A partir daí, ocorreu a perda do controle do veículo, um excesso de velocidade e, na sequência, um impacto na traseira da van”, detalhou o delegado Edgar Santana


Por Anelise Freitas Publicado 23/10/2024
Ouvir: 00:00
Tragédia em Pelotas
Foto: Divugação

Nicollas Otilio de Lima Pinto, de 39 anos, motorista da carreta que tombou sobre uma van e causou a morte de nove pessoas na BR-376, em Guaratuba, litoral do Paraná, relatou à polícia que o veículo apresentou problemas mecânicos durante a viagem e foi reparado duas vezes no domingo (20), dia do acidente. O motorista prestou depoimento nesta terça-feira (22), via chamada de vídeo, ao delegado Edgar Santana, responsável pelas investigações.

A tragédia envolveu uma van que transportava uma equipe do projeto “Remar para o Futuro”, de Pelotas. Entre as vítimas estavam sete atletas, o coordenador da equipe e o motorista da van.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Nicollas contou à polícia que saiu de Santos, em São Paulo, com uma carga de 30 toneladas de peças de ferro com destino à Argentina. No entanto, no sábado (19), enquanto passava pelo Paraná, a carreta começou a apresentar problemas. Ele afirmou ter parado o veículo ao notar a falha e acionou um guincho que o levou até um posto em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, onde contatou o proprietário da carreta.

No domingo, um mecânico foi chamado para consertar o veículo, o condutor retomou a viagem. Contudo, após cerca de uma milha, o problema reapareceu. A carreta foi novamente guinchada para uma base operacional, onde recebeu um segundo reparo. De acordo com o motorista, ao se aproximar de um trecho de serra, a falha voltou a ocorrer, fazendo com que ele perdesse o controle do veículo e colidisse com a van.

“Ele tentou engatar as marchas e algumas marchas não se encaixaram. A partir daí, ocorreu a perda do controle do veículo, um excesso de velocidade e, na sequência, um impacto na traseira da van”, detalhou o delegado Edgar Santana.

O mecânico que fez os reparos na carreta será intimado para prestar depoimento. A polícia aguarda os laudos técnicos para confirmar se a causa do acidente foi, de fato, um problema mecânico.