Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Zona Sul do RS é foco de grande operação da Polícia Civil contra organizações criminosas

A ação, que teve início na última semana, foi focada no desmantelamento de facções e redes criminosas, com a participação de unidades especializadas da Polícia Civil dos estados e do Distrito Federal


Por Redação Clic Pelotas Publicado 02/12/2024
Ouvir: 00:00
A – 2024-12-02T150202.688
Polícia Civil do RS realiza operação contra organizações criminosas com mais de 40 ordens judiciais cumpridas / Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em parceria com outras unidades do país, participou da 1ª Operação Renorcrim, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Durante a operação, foram cumpridas mais de 40 ordens judiciais, incluindo prisões, buscas, apreensões e bloqueios de bens, com o objetivo de combater organizações criminosas atuantes no estado.

A ação, que teve início na última semana, foi focada no desmantelamento de facções e redes criminosas, com a participação de unidades especializadas da Polícia Civil dos estados e do Distrito Federal. Ao todo, foram realizadas prisões de indivíduos em posições de destaque dentro de facções criminosas e ações contra práticas como roubo de cargas, extorsão, e crimes relacionados ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Seis pessoas foram presas nas regiões de Pelotas, Rio Grande e no Litoral Sul do Estado, além de ações em Santa Catarina. Em Camaquã, uma operação focada no roubo de cargas resultou na apreensão de armamento e munições, e uma pessoa foi detida em flagrante. Já em Santa Tereza, no interior do estado, a polícia apreendeu cinco armas longas e diversas munições durante o cumprimento de mandados relacionados ao porte ilegal de armas.

Em uma das operações mais complexas, a Delegacia de Polícia de Tupanciretã, com apoio do Deic, prendeu seis pessoas e desarticulou uma quadrilha responsável por aplicar o “golpe do amor”, que levou um idoso a perder cerca de dois milhões de reais. As investigações, que abrangeram os estados de São Paulo e Ceará, também resultaram no bloqueio de bens e valores das contas bancárias dos criminosos.

Além disso, na região metropolitana de Porto Alegre, a Polícia Civil deu sequência a uma operação contra uma organização criminosa que extorquia moradores da comunidade de Viamão. Durante a operação, foram cumpridos 19 mandados judiciais, resultando em sete prisões e diversas apreensões. Os criminosos cobravam taxas para permitir que as pessoas morassem em determinadas áreas, e aqueles que se recusavam a pagar eram violentamente expostos.

A operação, que envolveu ações simultâneas em diversas localidades, contou com um planejamento estratégico integrado, focado na redução dos índices de criminalidade e na prevenção de crimes organizados no Rio Grande do Sul e em outros estados.

Leia também

Porto de Pelotas se destaca em prêmios da ANTAQ com inovação e sustentabilidade

Canguçu registra mais de 4 mil raios durante temporal

AO VIVO: Assista o Bom Dia desta sexta-feira (29) na Clic Rádio

Arroio Grande recebe o selo “Cidades Antirracistas” em reconhecimento a políticas de igualdade racial