Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

Delegacia de Polícia Online da Diversidade do RS é inaugurada

A ferramenta oferece aos cidadãos a possibilidade de registrar ocorrências relacionadas a crimes de intolerância e discriminação de forma totalmente virtual


Por Kathrein Silva Publicado 04/10/2024
Ouvir: 00:00
ncjkwhd
Foto: Maurício Tonetto

A Polícia Civil inaugurou a Delegacia de Polícia Online da Diversidade (DOL Diversidade) na última quinta-feira (3). A ferramenta oferece aos cidadãos a possibilidade de registrar ocorrências relacionadas a crimes de intolerância e discriminação de forma totalmente virtual. A solenidade ocorreu no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite.

A ferramente permite registrar crimes motivados por questões de raça, gênero, diversidade sexual, religião e outros atos de preconceito. O portal permite a abertura de uma ocorrência a partir de qualquer lugar, diretamente de um computador, tablet ou smartphone, acessando a DOL Diversidade

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A Delegacia de Polícia Online RS (DOL) integra o Departamento de Tecnologia da Informação Policial do Estado do Rio Grande do Sul (DTIP) e foi criada em 2002 com o objetivo de facilitar o acesso da população aos registros de ocorrências policiais por meio de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet.

Nas décadas seguintes, o espaço virtual da DOL inseriu novas ferramentas para o atendimento de crimes e demandas específicas, desenvolvendo a Delegacia de Polícia Online da Mulher, em 2022, e a Delegacia de Polícia Online do Agro, em 2023. A  DOL Diversidade é a terceira delegacia especializada lançada.

Para o Departamento da Diversidade Sexual, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o trabalho em parceria com a Polícia Civil reflete a importância que Leite dá para a pauta da diversidade, promovendo o respeito, a proteção e a inclusão da população LGBTQIAPN+.

Com a DOL Diversidade, o governo busca aumentar a conscientização sobre a importância de denunciar crimes de intolerância, o que pode aumentar significativamente o número de registros. A ferramenta também libera as delegacias físicas para focarem em outros crimes, otimizando os recursos da Polícia Civil.