Justiça determina interdição de lar de idosos em Pedro Osório após fiscalização revelar condições precárias
O local, que tinha capacidade para 12 idosos, estava superlotado, abrigando 17 residentes. Durante a inspeção, foi verificado que alguns dos moradores tinham menos de 60 anos, o que contraria as normas da instituição, que deve ser destinada exclusivamente a pessoas da terceira idade
Na última sexta-feira (8), o Poder Judiciário de Pedro Osório determinou a interdição imediata da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Recanto da Paz, após uma série de irregularidades graves constatadas durante uma fiscalização. A ação foi conduzida pela Vigilância Sanitária Municipal, com o apoio da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Ministério Público (MP), além das equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
O local, que tinha capacidade para 12 idosos, estava superlotado, abrigando 17 residentes. Durante a inspeção, foi verificado que alguns dos moradores tinham menos de 60 anos, o que contraria as normas da instituição, que deve ser destinada exclusivamente a pessoas da terceira idade. Além disso, foram encontradas falhas críticas nas condições de higiene, alimentação inadequada, falta de troca de curativos e um número insuficiente de funcionários para o cuidado adequado dos residentes.
A decisão judicial de interdição foi tomada com base nas condições de risco à saúde e bem-estar dos idosos, que estavam sendo expostos a maus-tratos e negligência. O estabelecimento foi fechado no sábado (9), e os proprietários serão responsabilizados por crimes relacionados à violação dos direitos dos idosos e outros possíveis delitos.
A ação visa proteger os residentes e garantir que os responsáveis pela gestão da instituição respondam pelas irregularidades encontradas, com foco na segurança e dignidade dos idosos.