Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

10 de janeiro de 2025

Mães de crianças menores de 12 anos poderão cumprir prisão domiciliar

STF determina mutirões carcerários para conceder benefício


Por Kathrein Silva Publicado 10/01/2025
Ouvir: 00:00
bancoimagemfotoaudiencia_ap_461937
Foto: Fellipe Sampaio

Nesta quinta-feira (9), foi determinado mutirões carcerários para cumprir a decisão que assegurou a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar para mães de crianças menores de 12 anos. A determinação foi do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

A decisão foi proferida em habeas corpus apresentado pela defesa da mãe de uma criança de 4 anos presa preventivamente por tráfico de 5 gramas de crack. Ao avaliar o caso, o ministro concedeu a prisão domiciliar à mulher por considerar que a quantidade de droga encontrada com ela era ínfima e não estaria ao alcance da criança.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Em uma nota, o STF informou que o juiz da instância de origem deverá fixar a forma de cumprimento e fiscalização e poderá determinar novas medidas cautelares se achar necessário. A mesma ainda aponta que a idealização da decisão é salvaguardar os direitos das crianças que podem ser impactadas pela ausência da mãe.

Segundo a mesma, desta forma a ré permanece presa cautelarmente, mas passa a cumprir a segregação em seu domicílio, de modo a oferecer cuidados aos filhos menores.

O ministro citou ainda a existência de sucessivas decisões em instâncias inferiores negando a concessão do benefício de prisão domiciliar para mães que preenchem os requisitos legais e, por isso, determinou a realização dos mutirões carcerários, a serem executados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).