Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2025

Mais de 500 servidores penitenciários são nomeados no RS

São 435 agentes penitenciários e 69 agentes penitenciários administrativos


Por Redação Clic Camaquã Publicado 30/01/2025
Ouvir: 00:00
Clic – 2025-01-30T071342.589
Foto: Arthur Ruschel

O governador Eduardo Leite nomeou 504 novos servidores penitenciários na última quarta-feira (29). A nomeação foi publicada na 2ª edição do Diário Oficial do Estado. São 435 agentes penitenciários e 69 agentes penitenciários administrativos. Desde 2019, já foram chamados 3.991 aprovados em concursos públicos para integrarem os quadros da Polícia Penal gaúcha. 

A atual nomeação é fruto da aprovação da ampliação emergencial do quadro de vagas da instituição, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa, e que passou a vigorar a partir de janeiro deste ano. Além disso, outras vagas nas classes iniciais foram proporcionadas a partir de duas promoções para os atuais servidores, realizadas nas últimas semanas. 

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Com os maiores investimentos da história, o sistema prisional gaúcho receberá, entre 2019 e até o fim de 2026, R$ 1,41 bilhão em novas unidades prisionais, reforma das atuais estruturas, equipamentos, material bélico e tecnologias. Esses recursos garantiram, por exemplo, a reestruturação das galerias da Cadeia Pública de Porto Alegre, que será entregue ainda em 2025. 

Outro fato marcante é o processo de retomada do controle das guaritas dos estabelecimentos prisionais pela Polícia Penal, iniciado em 2023. Atualmente, 82 estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul contam com a presença integral de servidores penitenciários na administração, na segurança e no tratamento penal das pessoas privadas de liberdade. Essa medida possibilita que os policiais militares voltem a atuar no policiamento ostensivo.

Secretaria própria

​​Com o propósito de ter uma pasta específica para o sistema prisional, em 2019, o governador Eduardo Leite, em seu primeiro mandato, criou a Secretaria de Administração Penitenciária. Em 2021, foi transformada em Secretaria de Justiça, Sistemas Penal e Socioeducativo. Já em 2023, no início do atual mandato, ela ganhou a nomenclatura de Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo.