Ministério Público do RS apreende 300kg de alimentos impróprios para consumo em fiscalizações em Jaguarão
Oito dos 11 estabelecimentos inspecionados apresentaram irregularidades e foram autuados por armazenar alimentos vencidos, sem procedência ou sem inspeção sanitária, além de não manterem condições adequadas de higiene
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apreendeu cerca de 300 kg de produtos de origem animal impróprios para consumo em Jaguarão, após uma operação de fiscalização nas indústrias locais de embutidos, realizada nos dias 23 e 24 de outubro. Oito dos 11 estabelecimentos inspecionados apresentaram irregularidades e foram autuados por armazenar alimentos vencidos, sem procedência ou sem inspeção sanitária, além de não manterem condições adequadas de higiene. Dois dos locais foram interditados devido ao estado crítico das instalações.
A operação, coordenada pelos promotores Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e Mauro Rockenbach, das Promotorias de Defesa do Consumidor e Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, respectivamente, contou com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e do Serviço de Inspeção Municipal de Jaguarão. Durante a inspeção, foram encontradas condições inadequadas em equipamentos e utensílios, que estavam sujos, com ferrugem e mofo, comprometendo a segurança alimentar dos produtos oferecidos à população.