Pelotas recebe teste de alerta da Defesa Civil neste sábado
os telefones móveis das áreas selecionadas vibrarão e emitirão um sinal sonoro de bipe com duração de aproximadamente dez segundos
Pelotas será um dos 36 municípios a participar do teste do novo sistema de alertas de emergência da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, marcado para as 15h deste sábado (30). A ferramenta, denominada Defesa Civil Alerta, foi desenvolvida em parceria entre a Defesa Civil Nacional e a Anatel. O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir sinais de alerta em situações de desastres extremos e severos. A implementação oficial do sistema está prevista para o dia 4 de dezembro deste ano.
O objetivo do sistema Defesa Civil Alerta é proporcionar uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência, garantindo que os cidadãos sejam informados de maneira imediata sobre desastres iminentes. A introdução do sistema de alertas é um passo significativo para aumentar a segurança e a preparação da comunidade em face de desastres naturais.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Não será necessário nenhum cadastro prévio para participar da demonstração. Na data, todos os portadores de telefone móvel dos 36 municípios selecionados receberão o alerta, mesmo que não morem na localidade.
A Defesa Civil reforça que o exercício é apenas uma demonstração da nova ferramenta. Com esta iniciativa, a Defesa Civil espera melhorar a comunicação e a coordenação durante situações críticas, garantindo que todos estejam informados e preparados para agir rapidamente em caso de emergência.
Como funcionará o alerta
Às 15h, os telefones móveis das áreas selecionadas vibrarão e emitirão um sinal sonoro de bipe com duração de aproximadamente dez segundos. A mensagem de texto do alerta aparecerá sobre o conteúdo que estiver sendo visualizado na tela do celular, e o usuário só poderá continuar usando o telefone após visualizar o texto da mensagem. O alerta será recebido mesmo que o celular esteja no modo silencioso.
Leia também
Investigação conclui que desaparecido no Balneário Cassino foi morto
DRACO Pelotas apreende materiais ilícitos avaliados em cerca de R$ 3 milhões
Golpe do Amor: idoso do RS perde R$ 2 milhões em fraude
Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Centro de Tapes