Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

13 de novembro de 2024

Pelotas reforça segurança com 51 novos Guardas Municipais formados

Prefeita Paula Mascarenhas destaca responsabilidade e humanismo na função; novos agentes estarão nas ruas a partir de dezembro, após treinamento intensivo


Por Pablo Bierhals Publicado 09/11/2024
Ouvir: 00:00
1280 x 720 – 2024-11-09T164729.263
Foto: Reprodução/Instagram

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, destacou a importância da responsabilidade e do humanismo na função dos novos guardas municipais durante a cerimônia de formatura realizada na noite de sexta-feira (8) no auditório do Sicredi. A partir da primeira semana de dezembro, os 51 novos guardas estarão nas ruas, reforçando o efetivo que agora soma 181 agentes em atividade na cidade.

Durante seu discurso, Paula parabenizou os formandos e suas famílias, sublinhando que a Segurança Pública vai além da atuação policial isolada. Ela ressaltou a necessidade de um trabalho integrado, envolvendo diversas áreas da administração municipal, para garantir tranquilidade e segurança à população. “Nunca percam a humildade de compreender que são servidores públicos a serviço da comunidade, que demanda disciplina, hierarquia e, acima de tudo, humanidade. Não precisamos de super-heróis, mas de pessoas comprometidas que reconhecem sua missão e valorizam o próximo”, afirmou a prefeita.

Paula também relembrou seu compromisso de ampliar a Guarda Municipal, uma promessa feita desde o início de seu primeiro mandato em 2017, que se concretiza apesar dos desafios enfrentados nos últimos anos, incluindo crises sanitárias, climáticas e fiscais. “Foi uma batalha dura e uma longa espera. Queríamos essa formatura há sete anos, desde o lançamento do Pacto pela Paz. Enfrentamos crises de todos os tipos, mas hoje celebramos nossa resiliência e força”, disse ela, emocionada ao ser homenageada pela corporação e pela Polícia Civil.

A secretária de Segurança, Cíntia Aires, que já foi comandante da Guarda e é a primeira mulher a ocupar o cargo, também reconheceu o empenho da gestão municipal. “Hoje é uma noite de gratidão, fruto da superação de inúmeras adversidades, como dificuldades financeiras, desastres naturais e a pandemia”, afirmou.

Entre os novos agentes, Priscila de Souza Borges, de 38 anos, representa um exemplo de dedicação. Advogada e uma das seis mulheres da turma, Priscila compartilhou que a formatura realiza um sonho de longa data. “Desde jovem eu sabia que queria trabalhar na área de Segurança Pública. Mesmo atuando como advogada para sobreviver, sempre tive o desejo de servir a comunidade”, contou ela, confiante de que seu conhecimento jurídico e perfil conciliador serão úteis na nova função. “Quem prende errado compromete todo o sistema de Justiça”, destacou.

O curso de formação, iniciado após um longo processo que começou em 2018 e foi interrompido pela pandemia, totalizou 600 horas de aulas ministradas pela Acadepol/RS e pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. O comandante da Guarda Municipal, Iuri Lisboa, enfatizou a importância dos novos integrantes. “Eles são um reforço valioso para as nossas equipes, e a distribuição do efetivo será feita com base em análises do Observatório Municipal, fortalecendo patrulhas escolares, rurais e unidades motorizadas”, explicou.

A cerimônia também contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito Idemar Barz, secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores, delegados da Polícia Civil e o comandante do 4º BPM.