Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

22 de janeiro de 2025

Deputada Luciana Genro cobra plano do Governo Federal para trabalhadores da Usina de Candiota

Com a usina inoperante desde o dia 1º de janeiro, são mais de 5 mil pessoas de Candiota e outras cidades gaúchas, como Pelotas, Pinheiro Machado e Porto Alegre, que serão atingidas pela decisão da não renovação dos contratos do Governo Federal


Por Redação Publicado 18/01/2025
Ouvir: 00:00
30164838_47354_GDO
Foto: Divulgação/CRM

A deputada estadual Luciana Genro enviou ofício endereçado ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, cobrando um plano de transição para não haver desligamento em massa dos trabalhadores que atuavam na Usina Candiota 3, localizada na cidade gaúcha. Com a usina inoperante desde o dia 1º de janeiro, são mais de 5 mil pessoas de Candiota e outras cidades gaúchas, como Pelotas, Pinheiro Machado e Porto Alegre, que serão atingidas pela decisão da não renovação dos contratos do Governo Federal com a empresa. 

Detentora de 38% das reservas de carvão mineral do país e do terceiro maior PIB entre os 497 municípios do estado, é importante ressaltar que o fechamento afetará toda a cadeia produtiva da região, não apenas os trabalhadores da usina de candiota, já que 70% da arrecadação do município provém das usinas termelétricas. “Não se desconhece que esta modalidade energética é grande emissora de carbono e que a transição para fontes de energia limpa é uma necessidade urgente. Ao mesmo tempo, é primordial que, nas regiões em que a matriz econômica é altamente dependente desse setor, é necessário estabelecer um plano de transição”, defende Luciana Genro. 

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Como solução a deputada propõe “a execução de um plano de transição energética que permitirá que a região diversifique seu eixo econômico e possibilite a transferência da força de trabalho para outros setores”. Assim sendo, em apoio Sindicato dos Mineiros de Candiota, a deputada solicitou que o Ministério abra conversas com o setor para a renovação dos contratos de compra de energia da Usina Candiota 3, com diminuição gradual e justa. Além disso, a deputada solicita que o Governo Federal auxilie o município no desenvolvimento de alternativas para geração de renda e emprego.

Um diálogo aberto entre o Ministério de Minas e Energia, o Sindicato dos Mineiros de Candiota e outros atores envolvidos é de extrema importância, não apenas a renovação gradual e equilibrada dos contratos de compra de energia da Usina Candiota 3, mas também a criação de políticas públicas que impulsionem alternativas econômicas sustentáveis.

Leia também:

Padarias, cafeterias e confeitarias enfrentam desafios econômicos durante as férias

Correios divulga resultado preliminar do concurso público