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05 de fevereiro de 2025

Deputado Alexandre Lindenmeyer critica novo pedágio entre Camaquã e Porto Alegre e articula audiência com Ministério dos Transportes

Parlamentar crítica impacto da tarifa econômica e alerta para mobilização contra a concessão da BR-116


Por Anelise Freitas Publicado 30/01/2025
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Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) manifestou oposição à proposta de concessão da BR-116, que prevê a implantação de um novo pedágio entre Camaquã e Porto Alegre. Em entrevista ao programa Bom Dia, com o jornalista Eduardo Costa, nesta quinta-feira (30).

“Estamos reivindicando uma audiência com o próprio ministro e com a secretária Viviane Esper para que haja uma melhor explicação em relação ao tema”, afirmou Lindenmeyer. O deputado criticou o impacto econômico da tarifa e ressaltou que a região sul já possui um dos pedágios mais caros do Brasil. “Nós temos um custo extremamente elevado, é o maior pedágio do nosso país. Isso encarece os custos da metade sul para o deslocamento de carga, turismo, educação e saúde. Tudo isso afeta diretamente as população”.

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Além das políticas articulares, o parlamentar defendeu a mobilização popular contra a proposta. Segundo ele, a população deve pressionar o governo para evitar a implementação do novo pedágio. “É fundamental que a população se mobilize para que esse projeto não saia do papel. A ideia é promover uma manifestação em fevereiro com o objetivo de sensibilizar o ministro Renan Filho”, enfatizou.

A proposta de concessão da BR-116 foi anunciada pelo governo federal na última terça-feira (28), quando o ministro dos Transportes apresentou o pipeline de concessão rodoviárias para 2025 ,

O ministro Renan Filho classificou a concessão como “muito importante” e destacou que os leilões programados para 2025 devem garantir um investimento total de R$ 161 bilhões. Ele também ressaltou que o número de concessões aumentou em relação aos anos anteriores: em 2024, foram realizadas sete leilões, e a meta para 2026 é leiloar 20 rotas.

Assista a entrevista completa:

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