Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

18 de setembro de 2024

Eleições em Pelotas: Pequeno crescimento nas candidaturas femininas não muda desigualdade

Com Apenas 2% de crescimento nas candidaturas femininas, mulheres ainda enfrentam barreiras significativas


Por Anelise Freitas Publicado 23/08/2024
Ouvir: 00:00
Imagem do WhatsApp de 2024-08-23 à(s) 18.00.04_cef542d3
Foto: Divulgação

As eleições se aproximam e a atualização mais recente sobre a representação de gênero em Pelotas apresenta cerca de apenas 2% maior de presença de mulheres candidatas em comparação com o ano anterior. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os dados indicam que as mulheres representam 35% das candidaturas, enquanto os homens dominam com 65%, evidenciando uma disparidade significativa.

Nesse âmbito, podemos perceber que a representação feminina nas candidaturas não se traduz diretamente em paridade na eleição de cargos. O número de mulheres eleitas ainda é considerado inferior aos homens, essa imparcialidade revela a necessidade de mais políticas e iniciativas.

Entretanto, no estado não é diferente, o cenário das mulheres na política é de extrema importância para a representatividade.