Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Lei que institui Dia Nacional do Funk é sancionada

A data passa a ser celebrada no dia 12 de julho; oprojeto é de autoria do ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha


Por Kathrein Silva Publicado 31/07/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-07-31T115741.270
Foto: Reprodução/X

O Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Funk foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última terça-feira (30). A data passa a ser celebrada no dia 12 de julho. O projeto é de autoria do ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha.

O projeto surgiu em uma audiência pública em 2021 e o documento foi apresentado à Câmara de Deputados no mesmo ano. Na ocasião, os debatedores explicaram que a escolha da data seria uma homenagem ao “Baile da Pesada”, que aconteceu em 12 de julho de 1970, no Canecão, casa de shows da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Nas redes sociais, o ministro escreveu: “Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. O funk é voz, é identidade, é resistência”.

No Brasil, o Dia do Funk já era celebrado em São Paulo, desde 2016. No estado, a data escolhida, por proposta de Leci Brandão sancionada pelo então governador Geraldo Alckmin, foi o dia 7 de julho. O dia faz alusão ao assassinato do cantor MC Daleste, em 2013, durante um show em Campinas.