Lei que institui Dia Nacional do Funk é sancionada
A data passa a ser celebrada no dia 12 de julho; oprojeto é de autoria do ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha
O Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Funk foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última terça-feira (30). A data passa a ser celebrada no dia 12 de julho. O projeto é de autoria do ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha.
O projeto surgiu em uma audiência pública em 2021 e o documento foi apresentado à Câmara de Deputados no mesmo ano. Na ocasião, os debatedores explicaram que a escolha da data seria uma homenagem ao “Baile da Pesada”, que aconteceu em 12 de julho de 1970, no Canecão, casa de shows da Zona Sul do Rio de Janeiro.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Nas redes sociais, o ministro escreveu: “Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. O funk é voz, é identidade, é resistência”.
No Brasil, o Dia do Funk já era celebrado em São Paulo, desde 2016. No estado, a data escolhida, por proposta de Leci Brandão sancionada pelo então governador Geraldo Alckmin, foi o dia 7 de julho. O dia faz alusão ao assassinato do cantor MC Daleste, em 2013, durante um show em Campinas.