Marroni assume Prefeitura de Pelotas ao lado de Daniela Brizolara e destaca independência da Câmara Municipal
Marroni assume a prefeitura de Pelotas com foco na educação, Dani Brizolara destaca ações para as periferias e 21 secretários são apresentados
Na noite de 1º de janeiro de 2025, Fernando Marroni assume oficialmente a prefeitura de Pelotas, acompanhado de Daniela Brizolara, que fez história ao se tornar a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-prefeita da cidade. A cerimônia de posse ocorreu no auditório Sicredi, localizado na Avenida Dom Joaquim, no Centro de Pelotas, e foi marcada por uma série de atos inter-religiosos, que uniram diversas crenças em um momento de celebração e reflexão.
Após os atos religiosos, a cerimônia de posse prosseguiu com homenagens à ex-prefeita Paula Mascarenhas, que esteve à frente da cidade por 12 anos, sendo quatro deles como vice-prefeita e oito como prefeita. Durante sua fala, Paula destacou a importância da democracia e da união em tempos de desafios. “Há valores fundamentais acima de todos nós, como a democracia. Olhemos sempre primeiro o que nos une, antes de sublinharmos nossas diferenças. Que continuemos a marcar nossas diferenças, mas que sejamos capazes de nos darmos as mãos quando interesses mais nobres exigirem isso de nós”, declarou a ex-prefeita.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O novo prefeito Marroni já delineou as primeiras metas de sua gestão, com foco na educação. “Precisamos garantir matrícula para todos na rede, principalmente na educação infantil”, afirmou, destacando que essa é uma das prioridades de seu governo.
Daniela Brizolara, por sua vez, falou sobre a importância de um olhar atento para as periferias de Pelotas. “No primeiro momento, vamos cuidar da zeladoria com um grande mutirão de limpeza. As políticas públicas vão chegar a todos os bairros, especialmente aos mais necessitados”, garantiu a vice-prefeita.
Durante a cerimônia, também foram anunciados os 21 secretários que irão compor o primeiro escalão do governo, além do presidente do Sanep, autarquia responsável pelo tratamento de água e esgoto da cidade.
Por fim, Marroni fez questão de destacar a colaboração com a Câmara de Vereadores. “A câmara deve ter sua independência e o prefeito deve tratá-la com respeito. Vamos apresentar projetos que impactam diretamente a vida da cidade e esperamos o apoio dos vereadores, pois temos certeza de que cada um deles tem o compromisso com as melhorias em Pelotas e com a qualidade de vida das pessoas”, concluiu o novo prefeito.
- Secretaria de Desenvolvimento Rural – Anderson Schmidt
- Secretaria de Administração e Recursos Humanos – Carla Cassais
- Secretária de Turismo – Danilo Rodrigues
- Secretaria de Transporte e Trânsito – Eduardo Machado
- Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura – Mateus Consen
- Secretaria de Esporte e Lazer – Pablo Salomão
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – Paula Cardoso
- Secretaria de Obras e Pavimentação – Rogério Salazar
- Diretor-presidente do Sanep – Ellemar Wojahn
- Secretaria de Saúde – Ângela Victória
- Secretaria da Cultura – Carmen Vera Roig
- Procuradoria-Geral – Cristiane Cardoso
- Secretaria da Fazenda – Fábio de Souza e Silva
- Secretaria de Igualdade Racial – Júlio Domingues
- Secretaria das Mulheres – Marielda Medeiros
- Secretaria de Educação – Mauro del Pino
- Secretaria de Governo e Ações Estratégicas – Miriam Marroni
- Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana – Otávio Peres
- Secretaria de Assistência Social – Raquel Nebel
- Secretaria de Planejamento e Gestão – Salvador Mandagará Martins
- Secretaria da Comunicação – Lúcio Barreto
Leia também: