Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Ministra Cármem Lúcia, presidente do TSE, incentiva eleitores a comparecerem às urnas

A ministra também destacou a importância de não permitir que sentimentos negativos influenciem o momento do voto


Por Pablo Bierhals Publicado 04/10/2024
Ouvir: 00:00
trbr7085
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, incentivou nesta quinta-feira (3) os eleitores a participarem das eleições no próximo domingo (6), dia em que ocorrerá o primeiro turno das eleições municipais.

Durante a última sessão do TSE antes do primeiro turno, realizada nesta manhã, a ministra ressaltou que os servidores da Justiça Eleitoral se empenharam para garantir um processo tranquilo no dia da votação.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

“Os comprometidos servidores da Justiça Eleitoral brasileira, mais de 20 mil funcionários, dedicaram-se com muito empenho para que todos os brasileiros possam votar com tranquilidade, segurança e, acima de tudo, liberdade para escolher o que desejam. O que os eleitores depositarem nas urnas será contado, e o resultado será proclamado”, afirmou.

A ministra também destacou a importância de não permitir que sentimentos negativos influenciem o momento do voto.

“Este é um momento de serenidade democrática, civismo responsável e alegria. Esperamos que as pessoas não tragam seus dissabores pessoais ou ideológicos, diferenças que na verdade nos enriquecem”, disse.

A presidente também expressou sua expectativa de um pleito pacífico. “Não desejamos ver atitudes de ofensas, violência ou intolerância às diferenças, pois é justamente dessas diferenças que construímos a pluralidade, um direito constitucional de todos”, acrescentou.

O primeiro turno das eleições ocorrerá no próximo domingo (6). O segundo turno será realizado em 27 de outubro, em 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato à prefeitura alcançar mais da metade dos votos válidos, desconsiderando os brancos e nulos, no primeiro turno.