Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

27 de dezembro de 2024

Prefeitura e UFPel serão parceiras para mapeamento das áreas verdes de Pelotas

O processo de mapeamento já foi iniciado, com o Centro sendo o primeiro local de pesquisa da equipe do curso de Geografia. Após a análise, o próximo bairro a receber a averiguação será o Fragata


Por Redação Clic Pelotas Publicado 24/12/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2024-12-24T100310.730
Foto: Rodrigo Chagas

Na tarde desta sexta-feira (20), a prefeita Paula Mascarenhas assinou, no Paço Municipal, um termo de cooperação com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O acordo estabelece que o curso de Geografia da instituição atuará em parceria com a Prefeitura no mapeamento das áreas verdes de Pelotas.

O mapeamento será catalogado no software de Cadastro Ambiental Urbano (CAU), criado pelo Ministério do Meio Ambiente, permitindo uma avaliação mais assertiva do que deve ser feito no município quanto à preservação das áreas verdes. “Essa é uma pauta importante e é uma necessidade do município para saber quem somos. Temos poucos diagnósticos de áreas verdes em Pelotas e o mapeamento nos ajudará para termos um planejamento do futuro da cidade”, afirmou a prefeita durante a assinatura.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Design sem nome – 2024-12-24T100333.549
Foto: Rodrigo Chagas

Além do mapeamentos das áreas verdes de Pelotas, o CAU ainda conta com uma ferramenta visando a participação da população, em que o cidadão pode avaliar cada área verde cadastrada pelo Município. Conforme o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, “ A tecnologia bem operada por técnicos amplia a discussão de planejamento urbano e resiliência. Os elementos que podem ser trazidos pela Geografia são importantes a respeito do uso e cuidado do nosso solo, por exemplo”.

O processo de mapeamento já foi iniciado, com o Centro sendo o primeiro local de pesquisa da equipe do curso de Geografia. Após a análise, o próximo bairro a receber a averiguação será o Fragata.

Leia também:

São Lourenço do Sul é destaque na Consulta Popular 2024 com projetos contemplados

Casal realiza voluntariado de Natal no Hospital Nossa Senhora Aparecida