Pelotas é premiada em três projetos de destaque em gestão pública
Os projetos premiados foram das áreas de Direitos Humanos, Saúde e Defesa Civil
Pelotas celebrou mais uma conquista na noite desta quarta-feira (30) durante a cerimônia de entrega do prêmio Boas Práticas de Gestão Pública Municipal, da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento foi realizado em Nova Petrópolis, na Serra gaúcha, onde o município foi representado por comitiva liderada pela prefeita Paula Mascarenhas. Coube a ela receber os prêmios por projetos de políticas públicas como o programa Incentivo à Lideranças Negras (1º lugar, categoria Direitos Humanos), UBS na Rua (2º lugar, Saúde) e Pelotas Resiliente (3º lugar, categoria Defesa Civil).
A chefe do Executivo destacou a felicidade de completar o mandato com tantas conquistas e agradeceu a todos que participaram das iniciativas municipais. “É uma grande alegria encerrar meu mandato com Pelotas premiada no Boas Práticas da Famurs. Agradeço às equipes que idealizaram e realizaram esses projetos que transformam nossa cidade. Muito obrigada às equipes, secretarias e a todos que conceberam esses projetos, que se dedicaram, mudaram a vida de pessoas e tornaram Pelotas um lugar melhor de se viver”, comemorou a gestora.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A premiação da Famurs destaca Pelotas como um exemplo em inovação e gestão pública, projetando a cidade como referência no Rio Grande do Sul. A conquista valida as ações da administração municipal e abre portas a futuras parcerias e oportunidades de investimento, consolidando o compromisso com o desenvolvimento social e a inclusão.
Representatividade racial na liderança pública
Premiado na categoria de Direitos Humanos, o programa Incentivo a Lideranças Negras, conduzido pela Escola de Gestão Pública, busca ampliar a diversidade racial e de gênero na administração pública. Criado em 2023, o programa oferece capacitação para servidores públicos negros, com um foco especial nas mulheres, e promove mentorias e formação contínua. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o programa coloca Pelotas como referência no combate às desigualdades no setor público.
Acesso à Saúde
Com o UBS na Rua, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) propõe levar serviços essenciais para as localidades apontadas como mais vulneráveis de Pelotas. A ação se destaca por proporcionar cuidados diretamente nas comunidades, garantindo acesso aos serviços disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reforçando compromissos da gestão com políticas de prevenção e qualidade de vida.
Resiliência e proteção à comunidade
O projeto Pelotas Resiliente foi criado para fortalecer a cidade frente à crises climáticas e outras adversidades. A partir da experiência da pandemia de Covid-19, Pelotas investiu em planejamento e criou uma Assessoria Especial de Resiliência, estabelecendo protocolos para a gestão de emergências e priorizando a proteção à vida. Com infraestrutura reforçada, uma Defesa Civil fortalecida e integração com voluntários, o plano demonstrou eficácia na maior enchente da história do Estado, em maio deste ano. O município uniu esforços no enfrentamento da crise e não registrou nenhum óbito decorrente do desastre.