Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

17 de novembro de 2024

Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, pode integrar o secretariado de Eduardo Leite no governo estadual

O convite já foi formalizado pelo governador Eduardo Leite, que prepara mudanças no secretariado para o biênio final de seu mandato


Por Anelise Freitas Publicado 06/11/2024
Ouvir: 00:00
A (22)
Foto: Divulgação / rede social

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, deve assumir um cargo no governo do estado após o término de seu segundo mandato em dezembro de 2024. O convite já foi formalizado pelo governador Eduardo Leite, que prepara mudanças no secretariado para o biênio final de seu mandato. A indefinição sobre qual área ela ocupará segue em aberto.

Entre as opções cogitadas está a Secretaria de Educação, atualmente liderada por Raquel Teixeira, ou a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, comandada por Fabrício Peruchin. Também há a possibilidade de Paula assumir a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, atualmente sob a responsabilidade de Luiz Henrique Viana. A escolha pelo cargo ideal está diretamente ligada à experiência da prefeita em gestão pública, especialmente no sucesso de programas como o “Pacto pela Paz”, que reduziu a violência em Pelotas.

Embora o governador já tenha feito algumas mudanças recentes em cinco secretarias, incluindo Agricultura e Turismo, não se espera alteração nas pastas controladas pelo MDB e PP, principais aliados na Assembleia Legislativa.

Caso Paula seja convidada para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, poderá haver ajustes internos no governo, com o deslocamento de Peruchin para a Secretaria de Sistemas Penal ou outro cargo, a exemplo de mudanças feitas recentemente com outros membros do PSDB, como Mateus Wesp.

A definição do futuro político de Paula Mascarenhas será tomada após o término de seu mandato, com o governador Eduardo Leite devendo confirmar as mudanças no secretariado após uma viagem prevista para os próximos dias.