Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, pode integrar o secretariado de Eduardo Leite no governo estadual
O convite já foi formalizado pelo governador Eduardo Leite, que prepara mudanças no secretariado para o biênio final de seu mandato
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, deve assumir um cargo no governo do estado após o término de seu segundo mandato em dezembro de 2024. O convite já foi formalizado pelo governador Eduardo Leite, que prepara mudanças no secretariado para o biênio final de seu mandato. A indefinição sobre qual área ela ocupará segue em aberto.
Entre as opções cogitadas está a Secretaria de Educação, atualmente liderada por Raquel Teixeira, ou a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, comandada por Fabrício Peruchin. Também há a possibilidade de Paula assumir a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, atualmente sob a responsabilidade de Luiz Henrique Viana. A escolha pelo cargo ideal está diretamente ligada à experiência da prefeita em gestão pública, especialmente no sucesso de programas como o “Pacto pela Paz”, que reduziu a violência em Pelotas.
Embora o governador já tenha feito algumas mudanças recentes em cinco secretarias, incluindo Agricultura e Turismo, não se espera alteração nas pastas controladas pelo MDB e PP, principais aliados na Assembleia Legislativa.
Caso Paula seja convidada para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, poderá haver ajustes internos no governo, com o deslocamento de Peruchin para a Secretaria de Sistemas Penal ou outro cargo, a exemplo de mudanças feitas recentemente com outros membros do PSDB, como Mateus Wesp.
A definição do futuro político de Paula Mascarenhas será tomada após o término de seu mandato, com o governador Eduardo Leite devendo confirmar as mudanças no secretariado após uma viagem prevista para os próximos dias.