Prefeitura assina convênio com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac)
Termo oficializa a ida de 23 cães resgatados da enchente de maio para um lar temporário na entidade, sob cuidados dos recuperandos
A prefeita Paula Mascarenhas assinou termo de fomento entre a Prefeitura e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) na tarde desta terça-feira (5), na sede da entidade. O convênio oficializa a ida de 23 cachorros resgatados pela Prefeitura durante a enchente de maio no município para o lar temporário na Apac, especificamente construído pelos recuperandos, que serão os cuidadores dos animais até a adoção.
O município chegou a ter 460 cães na Associação Rural de Pelotas (ARP), cujas dependências serviram de abrigo temporário. Após a crise climática, 23 remanescentes precisaram sair da ARP, número que não seria suportado pelo Canil Municipal, o que determinou a parceria com a Apac. “A Apac tem um trabalho maravilhoso de criação de oportunidade, transformação de vida e ressocialização. Com este convênio, os recuperandos podem criar uma relação de afeto e responsabilidade com os cães, além de nos ajudar com um local para acolher estes animais”, afirmou a gestora.
O termo ainda permitirá outras parcerias com os recuperandos para prestação de serviços e produção de bens e materiais de necessidade do município, além de estimular a aprendizagem.
De acordo com o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, o corpo técnico da SQA vai prestar suporte técnico e estrutural à Apac e aos recuperandos, com visitas ao local de médicas veterinárias do quadro da Secretaria ao menos duas vezes por semana.