Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Principais restrições do calendário eleitoral começam em julho

Primeiro turno das eleições municipais será no dia 6 de outubro


Por Pablo Bierhals Publicado 01/07/2024
Ouvir: 00:00
tse_foto (1) (1)
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A partir deste mês (julho), entram em vigor as principais restrições previstas no calendário eleitoral, visando impedir o uso da máquina pública para beneficiar candidatos nas eleições municipais de outubro. Essas restrições são estabelecidas pela Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).

Principais Datas e Restrições Eleitorais

6 de Julho: Restrições para Contratação e Demissão de Servidores Públicos

A partir do dia 6 de julho, três meses antes das eleições, começam as restrições relacionadas à contratação e demissão de servidores públicos. A partir desta data, os agentes públicos estão proibidos de nomear, contratar ou demitir servidores públicos, exceto em casos de nomeação ou exoneração de cargos comissionados e contratações emergenciais para garantir serviços públicos essenciais.

Concursos Públicos

A nomeação de servidores aprovados em concursos públicos só poderá ocorrer se o resultado do concurso tiver sido homologado até o dia 6 de julho.

Transferências de Verbas

Os agentes públicos estão proibidos de realizar transferências voluntárias de recursos do governo federal para estados e municípios, exceto para obras já em andamento ou em casos de calamidade pública.

Publicidade Governamental

Está proibida a autorização para realização de publicidade institucional de programas de governo, bem como pronunciamentos oficiais em cadeia de rádio e televisão e a divulgação de nomes de candidatos em sites oficiais, a menos que autorizados pela Justiça Eleitoral.

Participação em Inaugurações

Candidatos estão proibidos de participar de inaugurações de obras públicas a partir desta data.

20 de Julho: Convenções Partidárias e Limite de Gastos de Campanha

A partir do dia 20 de julho, partidos políticos e federações podem realizar suas convenções internas para escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O prazo para essas convenções termina em 5 de agosto.

Limite de Gastos de Campanha

Na mesma data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará os limites de gastos de campanha para os cargos em disputa.

Direito de Resposta

Também a partir de 20 de julho, candidatos e partidos poderão solicitar direito de resposta contra reportagens, comentários e postagens que considerem ofensivas na imprensa e nas redes sociais.

Datas das Eleições

Primeiro Turno: o primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro.

Segundo Turno: o segundo turno, onde aplicável, ocorrerá em 27 de outubro, em municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato à prefeitura obtiver mais da metade dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) no primeiro turno.