Ronaldo Quadrado toma posse como vereador de Pelotas
Com 1302 votos nas eleições de 2024, Ronaldo Quadrado Gomes tem 40 anos e atuava como conselheiro tutelar na cidade de Pelotas
Na manhã desta terça-feira (4), durante a 2ª sessão extraordinária de 2025, o antes vereador suplente pelo PT, Ronaldo Quadrado, tomou posse como o mais novo vereador de Pelotas e fez o seu juramento inicial. Ele assume a cadeira que era de Miriam Marroni (PT), que deixa o legislativo para assumir a Secretaria de Governo de Fernando Marroni.
Com 1302 votos nas eleições de 2024, Ronaldo Quadrado Gomes tem 40 anos e atuava como conselheiro tutelar na cidade de Pelotas. Após a sessão que o empossou, a reportagem do Clic Pelotas o entrevistou na Câmara Municipal de Pelotas, oportunidade onde ele comentou sua expectativa para o mandato e sua trajetória até aqui. “Nossa expectativa é fazer um mandato vinculado aos interesses do povo. Nós somos militantes do partido dos trabalhadores há muitos anos. Temos uma caminhada já de algumas funções, no último período estava sendo conselheiro tutelar, já fui agente comunitário de saúde no 9º distrito de pelotas, movimento estudantil, já fui da assessoria do deputado Fernando Marroni e de Edgar Pretto.” Afirmou o vereador.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“Agora a gente chega a Câmara de vereadores fruto de um trabalho de muita gente, muitas organizações, muitas entidades, atores da política municipal que tem esse mesmo pensamento. Fazer um mandato de esquerda, que possa ajuda o governo do Fernando Marroni a trazer pra nossa cidade desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, cuidar dos mais pobres, desde o pessoal que mora na vila até a zona rural. Que são aqueles que mais precisam de serviços públicos, que usam transporte publico, que usam saúde pública, habitação publica. Também um mandato para valorizar os servidores públicos, que são um instrumento de condução das politicas publicas e essas políticas publicas são tão importantes pro povo trabalhador.”
Durante sua fala na tribuna, Ronaldo trouxe um tema que vem sendo polêmico na cidade devido as denúncias em torno da destinação das emendas do vereador Cauê Fuhro Souto, mas que para o novo vereador do PT funcionará de forma democrática e com participação popular. “As emendas impositivas, elas são um instrumento que a gente acha que tem que ser tratada de forma democrática. Porque o PT é o partido que institucionalizou o orçamento participativo, que é a participação das pessoas na destinação dos recursos públicos, porque elas são as maiores interessadas na boa destinação dos recursos públicos. Então nosso mandato com certeza terá uma participação muito grande, inclusive na discussão para a destinação dessas emendas, discutir com as entidades, com as organizações, com associações de moradores e com o povo geral. Pra poder ter uma aplicação do recurso público com interesse direto da população, do meio urbano e do meio rural.”
“A nossa ideia é trabalhar no sentido de um mandato democrático, um mandato com participação popular, que a gente possa construir conselhos políticos, que a gente possa construir coletivamente as pautas do mandato, em defesa das minorias, do povo negro, dos LGBTQIA+, os interesses das mulheres trabalhadoras. Então a gente quer fazer um mandato com esse caráter, com esse perfil, para dar a nossa contribuição para o povo.”
Por fim, também reforçou a importância da atenção a zona rural de Pelotas e todos seus distritos, reforçando o cuidado e relevância do tema para o seu mandato. “O desenvolvimento rural será também uma preocupação muito importante do nosso mandato, porque eu sou morador da zona rural, eu sou morador de Monte Bonito, o 9º distrito de Pelotas. E a gente vai ter também uma atuação forte para trabalhar o desenvolvimento rural, turismo rural, a agricultura familiar, a infraestrutura dos distritos, as UBS, as escolas. Porque na zona rural, os serviços públicos como a UBS, as escolas, são o principal instrumento de política pública que tem lá. às vezes, uma escola é o único vínculo do poder público com aquela comunidade e a gente tem que fortalecer esses espaços para que as pessoas do meio rural tenham acesso integral e irrestrito aos serviços públicos.”
Ronaldo Quadrado assume oficialmente como vereador assim que os trabalhos da Câmara Municipal de Pelotas retornarem no dia 15, com o fim do recesso dos parlamentares. Até lá, toda terça-feira sessões representativas ocorrem na Câmara Municipal de Pelotas a partir das 9h.
A entrevista completa com o vereador pode ser acessada no Youtube:
Leia também:
Miriam Marroni assume Secretaria de Governo e deixa Câmara
Lula visitará Rio Grande para anunciar licitação de navios do programa TP 25