Saiba quem são os candidatos a prefeito de Pelotas em 2024
O primeiro turno é no dia 6 de outubro e, caso haja necessidade, o segundo turno está previsto para 27 de outubro
Inicia nesta sexta-feira (16) o período de campanha dos candidatos à prefeitura e Câmara Municipal. Em Pelotas, são 255 candidatos ao Legislativo registrados no Tribunal Superior Eleitoral e seis chapas de candidatos ao Executivo. O primeiro turno é no dia 6 de outubro e, caso haja necessidade, o segundo turno está previsto para 27 de outubro.
- Veja os bens declarados pelos candidatos à prefeitura de Pelotas
- Pelotas tem 255 candidatos a vereador em 2024: saiba quem são
Leia abaixo algumas informações sobre os seis candidatos:
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Fernando Estima – PSDB
O candidato da Federação PSDB Cidadania tem 58 anos e é natural de Rio Grande. É empresário e fundador da Ótica Estima, em Pelotas. No serviço público, foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo em Pelotas, sob mandato de Eduardo Leite (PSDB) e Paula Mascarenhas (PSDB). Antes de ser candidato, estava atuando superintendente do Porto de Rio Grande e diretor-superintendente da Portos RS. Ele é apoiado pela atual prefeita, Paula, e é o nome que representa a continuidade do atual governo.
Sua vice é Michele Alsina, do União Brasil. A coligação “Por Toda Pelotas” conta com: Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / DC / REPUBLICANOS / PP / PODE / PSB / UNIÃO / PSD / AVANTE / SOLIDARIEDADE.
Fernando Marroni – PT
O candidato do PT tem 68 anos e é natural de Pelotas. É casado com a vereadora Miriam Marroni e tem dois filhos. Formado em engenharia elétrica, atuou como servidor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e exerceu funções de liderança em entidades de classe, como o Asufpel e a Fasubra. Pelo PT, atuou como deputado federal em três mandatos, nos períodos de 1999-2000, 2009-2014 e 2015, e foi deputado estadual de 2019 a 2023. Além de ter sido prefeito de Pelotas de 2001 a 2004. Em 2023, foi nomeado diretor- presidente da Trensurb pelo presidente Lula (PT), até maio deste ano.
Sua vice é Dani Brizolara, do PSOL. A coligação “Nova Frente Popular” conta com: Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC do B/PV) / Federação PSOL REDE(PSOL/REDE).
Irajá Rodrigues – MDB
O candidato do MDB tem 88 anos e é natural de Pelotas. É viúvo de Daisy Rodrigues e pai de três filhos. Sua formação é em Direito e línguas neolatinas. Atuou no ramo político a partir de 1962 como vereador em Marau, além de atuar como prefeito de Pelotas em 1977 – 1982 e 1993 – 1996, e deputado federal em 1983 – 1991. Ele fez parte da liderança do PMDB na Assembleia Nacional Constituinte em 1987 – 1988.
Seu vice é Danilo Rodrigues, também do MDB. O partido não tem coligação.
Marciano Perondi – PL
O candidato do PL tem 41 anos é natural de Santa Catarina. É casado com Rafaela Bisol e tem dois filhos. Fora da política, atua como empresário e advogado. Ele é fundador do Colégio Praça XV em Pelotas e proprietário da PR1 Construtora e incorporadora, de Caxias do Sul, responsável pela finalização do edifício Torre Central Park, localizado na praça Coronel Pedro Osório.
Sua vice é Adriane Rodrigues, também do PL. A coligação “Pelotas voltando a crescer!” conta com: PL e PRD.
Reginaldo Bacci – PDT
O candidato do PDT tem 63 anos e é natural de Pelotas. É casado e pai de três filhos. Sua formação é Direito e Economia, atuando por quase duas décadas na Secretaria da Receita Federal e conselheiro da OAB/DF. Bacci também foi presidente do Sindicato Nacional dos Analistas da receita federal, coordenador do fórum de carreiras e categorias de estado. Em 2014, foi presidente do Grêmio Atlético Farroupilha e atualmente está à frente do Grêmio Esportivo Brazlândia. Na política partidária, já candidato a vice-prefeito em 2012 pelo PCdoB na chapa de Catarina Paladini (PSB). No PDT, coordenou campanhas em 2016 e 2020 e é o atual presidente da sigla.
Sua vice é a Professora Graziela, também do PDT. O partido não possui coligação.
João Bourscheid – PCO
O candidato do PCO tem 58 anos e é natural de Três de Maio. Ele é casado e tem ensino superior completo, atuando profissionalmente como professor. Esta é a primeira vez que concorre a um cargo político.
Seu vice é Jerônimo Collares, também do PCO. O partido não integra nenhuma coligação.
Nomes que desistiram
Ao menos dois nomes que foram apresentados como pré-candidatos em Pelotas desistiram de concorrer à majoritária: Tony Sechi, do PSB, e Fetter Júnior, do Progressistas. Seus paridos integram a coligação encabeçada por Estima.