Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de setembro de 2024

Porto de Rio Grande é o quinto com maior movimentação no país

Além do porto público, o complexo portuário do Rio Grande possui vários terminais privados, que juntos movimentaram 18.531.991 toneladas no primeiro semestre de 2024.


Por João Victor Fagundes Publicado 12/08/2024
Ouvir: 00:00
portors
Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 7 de agosto, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou as estatísticas sobre a movimentação de cargas nos portos públicos brasileiros. No primeiro semestre de 2024, o Brasil registrou um total de 231,6 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 8,37% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Quando se incluem os portos privados, o volume total movimentado no país alcançou 644,76 milhões de toneladas, evidenciando um aumento de 4,28% em relação ao primeiro semestre de 2023. Entre os portos públicos, o Porto do Rio Grande ocupou a quinta posição em termos de movimentação de cargas, com 12,4 milhões de toneladas. Este resultado é particularmente significativo, especialmente considerando a recente tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul em maio, impactando diversos setores do estado.

Além do porto público, o complexo portuário do Rio Grande possui vários terminais privados, que juntos movimentaram 18.531.991 toneladas no primeiro semestre de 2024.

De acordo com a Antaq, o crescimento do setor foi impulsionado pelo aumento das cargas conteinerizadas e pelo transporte de granéis sólidos e líquidos. No primeiro semestre, as cargas conteinerizadas atingiram um recorde de 73,3 milhões de toneladas, um aumento de 22,72% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda no dia 7 de agosto, a Portos RS recebeu destaque na quinta edição do Prêmio Portos Brasil, sendo premiada em duas categorias: 1º lugar em Crescimento da Movimentação de Contêineres e 3º lugar em evolução do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP). Este reconhecimento reafirma a capacidade e competência dos Portos Gaúchos em contribuir positivamente para a economia do estado e do país