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19 de setembro de 2024

Portos RS intensifica obras de recuperação Hidroportuária após enchentes de maio

Drenagem do canal de acesso ao Porto de Rio Grande e Desassoreamento do Canal do Furandinho são prioridades para restaurar navegação e infraestrutura


Por Larissa Rodrigues Publicado 12/09/2024
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Foto: Reprodução\Portos RS

As enchentes do mês de maio geraram diversos problemas graves para o sistema hidroportuário do Rio Grande do Sul, exigindo ações para garantir a segurança das navegações. Como autoridade portuária, a Portos RS está monitorando duas obras que estão acontecendo simultaneamente, uma em Rio Grande e a outra na região metropolitana de Porto Alegre.

Com base em um contrato firmado entre a Autoridade Portuária e a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, a drenagem da área externa do canal de acesso ao Porto RS está orçada em R$ 52 milhões. Além disso será realizada a remoção de 1.850.000 metros cúbicos de sedimentos. Embora o serviço estivesse programado para inicar em 2025, os impactos das enchetes fizeram com que fosse necessário a antecipação dos trabalhos.

Outra medida importante é o desassoreamento do Canal do Furadinho, em Canoas. Está tarefa está sendo conduzida atráves de uma parceria entre a Braskem e a Navegação Guarita, o serviço está sendo realizado pela draga Ivete, da empresa STER Engenharia. Com a conclusão prevista para dentro de cinco semanas, a obra já removeu dez mil metros cúbicos de sedimentos equivalente a um total de 55 mil metros cúbicos planejados.

O Canal do Furandinho é crucial para o acesso ao Terminal Santa Clara, que liga o Polo Petroquímico de Triunfo ao Terminal Marítimo Rio Grande através da Lagoa dos Patos. Em paralelo a essas operações, a Portos RS está trabalhando com o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) para realizar um projeto que restaure as profundidades aprovadas em 2020.