Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Prefeita de Pelotas participa de aula pública na APAC

Prefeita de Pelotas destaca importância da ressocialização em aula pública na APAC


Por Anelise Freitas Publicado 20/08/2024
Ouvir: 00:00
Imagem do WhatsApp de 2024-08-20 à(s) 17.17.40_763de593
Foto: Michel Corvello

Na manhã desta terça-feira, foi realizada uma aula pública na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, localizada na sede da entidade, na avenida Presidente João Goulart, bairro Fragata.

Segundo a assessoria da prefeitura, a reunião teve como objetivo compartilhar experiências vivenciadas na instituição e debater assuntos relacionados à ressocialização e à segurança pública.

A chefe do executivo comentou, destacando a importância do projeto “O que vemos aqui é um sistema humanizado, que vê nas pessoas a possibilidade de mudança e recuperação. O sistema penal não vai cumprir com o seu papel se não oferecer oportunidades. Não se trata apenas da punição. Essas pessoas voltarão para a sociedade e é uma obrigação do Estado que elas voltem melhores do que saíram. Isso está no cerne do cumprimento da pena. A Apac é uma alternativa extraordinária para o contexto em que vivemos”.

Apac


A instituição tem como objetivo promover a recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade de forma humanizada e com foco na autodisciplina. Para a transferência para uma APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), é essencial que o detento demonstre capacidade de disciplina e convívio harmônico com os demais internos. Na APAC, são realizadas diversas atividades, incluindo artesanato, panificação e marcenaria, além de ocupações recreativas. Atualmente, a unidade de Pelotas abriga 22 recuperados (como são chamados) e conta com cerca de 30 voluntários dedicados.