Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de setembro de 2024

Prefeitura combate irregularidades no comércio de carne

A operação que visitou seis estabelecimentos do município, resultou na apreensão de cerca de 150 quilos de produtos irregulares


Por João Victor Fagundes Publicado 18/07/2024
Ouvir: 00:00
carnes
Foto: Getty Images

Nesta semana, a Prefeitura, por intermédio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Visa/SMS), em conjunto com a Inspetoria Veterinária Estadual, Polícia Civil e Brigada Militar, vistoriou seis estabelecimentos comerciais de carnes e derivados, em diferentes pontos da cidade, com vistas a combater o comércio irregular e o abigeato. Em um deles, a operação resultou na autuação e apreensão de cerca de 150 quilos de produtos.

“As atividades de fiscalização são feitas com o objetivo de checar a adoção de boas práticas para armazenagem e manipulação das carnes e derivados, as condições higiênico-sanitárias do estabelecimento, validades e, também, a comprovação da procedência, para afastar a possibilidade do crime de abigeato e a comercialização clandestina”, esclarece o servidor da Visa, Sidnei Louro Jorge Júnior.

A carne e os derivados apreendidos em um dos açougues vistoriados, segundo a Vigilância Sanitária, não se apresentavam em estado garantido para consumo. É obrigatório que o comerciante adote as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para assegurar a saúde do consumidor.

A equipe da Visa/SMS retornará, nos próximos dias, a um dos estabelecimentos inspecionados, acompanhada de profissionais do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, para vistoria, avaliação e orientações acerca da comercialização dos produtos no local.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *