Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

25 de setembro de 2024

Prefeitura concentra esforços na Vila Jacottet em razão das chuvas

Prefeita pede aos moradores da localidade para que deixem suas casas em função de risco de rompimento de um açude


Por Larissa Rodrigues Publicado 25/09/2024
Ouvir: 00:00
Agosto (1)
Foto: Michel Corvello

Equipes do Sanep e da Defesa Civil estão mobilizadas desde a madrugada desta quarta-feira (25) na Vila Jacottet, nas proximidades da avenida Cidade de Lisboa, Fragata, devido ao risco de colapso de um açude de 36 mil metros quadrados em uma propriedade particular. Durante uma transmissão ao vivo nesta manhã, a prefeita Paula Mascarenhas enfatizou que a situação é grave e gera preocupações, solicitando que os moradores da área evacuem suas casas como precaução. Em Pelotas, algumas regiões enfrentaram chuvas acumuladas de até 230 milímetros nos últimos três dias.

Segundo a chefe do Executivo, a propriedade conta com dois açudes de diferentes proporções. As equipes vão abrir o menor para escoar a água em direção a um campo. Posteriormente, será aberto o outro açude, maior, para a água vazar para o de menor estrutura a fim de evitar o rompimento. “Não temos como lidar com o fator tempo, se há tempo hábil de fazer a operação a fim de evitar que a taipa que contém o açude rompa por completo. Isso acontecendo, há risco real da água avançar sobre as residências da Vila Jacottet”, afirmou Paula.

A prefeita reconheceu que, em comparação com outras áreas da cidade, a intensa chuva nos últimos três dias causou problemas. No entanto, assegurou que os canais de drenagem e as estações de bombeamento estão funcionando, apesar do contínuo desafio enfrentado pelas equipes da Prefeitura devido ao descarte irregular de lixo.

Em relação as UBSs nesta quarta-feira, os postos de saúde Balsa, Navegantes, Fátima, Vila Municipal, CSU Areal, Areal Leste, Obelisco, Laranjal e as 12 unidades da colônia, incluindo a Z3, não estão atendendo. No entanto, as unidades Areal I, Bom Jesus, Dom Pedro, PAM Fragata, Simões Lopes, Virgílio Costa, Guabiroba e União de Bairros seguem funcionando, apesar dos alagamentos e danos nos arredores. As equipes das UBSs que estão fechadas foram realocadas para as unidades que continuam atendendo. Segundo a prefeita, neste momento, as equipes não estão seguindo critérios de zoneamento para garantir que todos possam ser atendidos nas unidades disponíveis. A Farmácia Municipal, situada na rua Professor Araújo, próxima ao condomínio Largo Vernetti, deve reabrir na quinta-feira, enquanto a Farmácia do Estado no mesmo local está prevista para reabrir na sexta-feira.