Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

22 de dezembro de 2024

Prefeitura conclui obras de intervenção em açudes na Vila Jacottet

Ação foi considerada bem-sucedida pelos órgãos responsáveis; A área não corre mais risco de inundação


Por João Victor Fagundes Publicado 26/09/2024
Ouvir: 00:00
vilajact
Foto: Defesa Civil

Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil concluíram, na tarde da última quarta-feira (25), intervenções em dois açudes localizados em propriedade particular na Vila Jacottet, nas proximidades do Passo do Salso, bairro Fragata. Desta forma, os moradores da localidade não correm mais o risco de ter as casas inundadas. Pela manhã, durante live, a prefeita Paula Mascarenhas solicitou que a comunidade deixasse as residências por precaução, diante da possibilidade de que uma das estruturas, a maior, de 36 mil metros quadrados, tivesse o dique rompido.

Para o coordenador municipal da Defesa Civil, Eduardo Tejada, a execução bem-sucedida da intervenção teve gosto de missão cumprida: “A obra foi um sucesso, já não verte mais água no rompimento do dique. A população está segura e não há mais necessidade de os moradores se retirarem de suas casas.” Após a intervenção, as equipes continuaram no local para serviço de drenagem, a fim de baixar o nível de água do açude. Conforme Tejada, foi aberto um vertedouro para que a água em excesso fluísse para uma zona de amortecimento, na direção contrária das construções.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Representantes da Defesa Civil estadual acompanharam toda a intervenção realizada nesta quarta na localidade e aprovaram o trabalho.

Farmácia Municipal reabre
De acordo com a Prefeitura, a Farmácia Municipal volta a atender a população nesta quinta-feira (26). A unidade precisou suspender as atividades por precaução, a partir do fim da manhã de segunda-feira, após o temporal de 53 milímetros de chuva em apenas 30 minutos atingir o prédio localizado na rua Professor Araújo, 2.016. A Farmácia Estadual, que funciona no mesmo local tem retorno previsto para sexta-feira (26).

Nesta quinta-feira, o ambulatório do hospital Beneficência Portuguesa volta a funcionar, juntamente com o da Santa Casa, que permaneceu em atividade desde segunda-feira. Os ambulatórios do Hospital Universitário São Francisco de Paula e do Hospital Escola permanecem com atendimento suspenso, incluindo, no caso do HE, o serviço de oncologia clínica. Sessões de radioterapia funcionarão normalmente.

UBSs
Fechadas nesta quinta-feira: Fátima, Vila Municipal, CSU Areal, Areal Leste, Obelisco, Laranjal e as 12 unidades da zona rural (inclui Colônia de Pescadores Z3). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em nota, afirma que as unidades na Colônia continuarão fechadas por falta de acesso. Os servidores das UBSs, cujo atendimento não está previsto para retornar nesta quinta, estão sendo realocados em outras unidades para receber usuários.

Em funcionamento, pleno ou restrito: Areal I, Bom Jesus, Dom Pedro, PAM Fragata, Simões Lopes, Virgílio Costa, Guabiroba e União de Bairros. As equipes estão orientadas a atender todos os usuários, independentemente do critério de zoneamento.