Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de setembro de 2024

Prefeitura de Pelotas suspende aulas na rede municipal devido a previsão de intensas chuvas na região

Escolas devem permanecer fechadas até quarta-feira (25). Conforme previsões meteorológicas, volumes de chuvas podem atingir entre 150 e 200 milímetros


Por Larissa Rodrigues Publicado 24/09/2024
Ouvir: 00:00
Agosto (1)
Foto: Michel Corvello

Na manhã desta segunda-feira, (23), a Prefeitura de Pelotas anunciou a suspensão das aulas na rede municipal devido à previsão de fortes chuvas e rajadas de vento. As aulas estão suspensas até quarta-feira (25), a decisão foi tomada em uma reunião liderada pela prefeita Paula Mascarenhas e contou com a presença de membros da Defesa Civil.

A prefeita tranquilizou a população, destacando que a situação atual é diferente da ocorrida em maio. “Estamos enfrentando um curto, mas intenso temporal, com grande volume de água em um curto espaço de tempo. Nossos mananciais estão baixos e o desafio agora é drenar a água. Todas as nossas casas de bombas estão operando. Pedimos que as pessoas evitem sair de casa e se mantenham longe de árvores para garantir a segurança”, afirmou Paula.

Uma Sala de Situação foi criada no Centro Integrado de Operações (Ciom), na sede da Secretaria de Segurança Pública, localizada no 3º andar da Rodoviária de Pelotas. Este espaço, que já abriga a Guarda Municipal, também contará com equipes do Observatório de Segurança Pública, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, visando uma atuação mais coordenada.

A reunião incluiu a presença dos secretários de Assistência Social, Educação, Obras, Qualidade Ambiental, Segurança Pública, Serviços Urbanos, Transporte e outros representantes, além de coordenadores da Defesa Civil regional e municipal.

Serviços Temporariamente Suspensos

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cascata, Colônia Osório, Corrientes, Obelisco, Vila Nova, Santa Silvana e Z3 foram fechadas, com reavaliação programada para a manhã de terça-feira, levando em conta condições como falta de energia e alagamentos. A Farmácia Municipal também suspendeu suas atividades e deve reabrir na terça.

A Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), localizada na Rua Lobo da Costa, 520, também interrompeu suas operações.

Atendimentos da Defesa Civil

Durante o dia, a Defesa Civil distribuiu lonas para famílias afetadas e registrou alagamentos em várias avenidas da cidade, incluindo Bento Gonçalves e São Francisco de Paula. A população pode contatar a Guarda Municipal pelos telefones 153, 3283-7781 e 99113-8478.

Ações do Sanep

As equipes do Departamento de Drenagem Urbana do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) estão trabalhando continuamente na manutenção das sete casas de bombas da cidade. Com o aumento da previsão de chuvas, a autarquia reforçou o número de servidores e equipamentos para garantir a limpeza das grades de contenção e a eficiência do sistema de drenagem. Bombas adicionais foram instaladas e a capacidade de vazão da Casa de Bombas do Pontal da Barra foi duplicada.

As chuvas intensas de hoje resultaram em acúmulos pontuais, mas os esforços de drenagem têm sido eficazes, permitindo o escoamento adequado das águas. Todas as estruturas responsáveis pelo escoamento estão operando normalmente.

Informações enviadas por Ascom