Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Prefeitura e Iniciativa Privada distribuem kits de limpeza e materiais de construção no Pontal da Barra

Entrega inclui cem kits de limpeza e uma variedade de materiais de construção


Por Larissa Rodrigues Publicado 17/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720
Foto: Michel Corvello

Na tarde desta sexta-feira, (16), a Prefeitura de Pelotas, em parceria com a iniciativa privada realizou a primeira entrega de kits de limpeza e materiais de construção para 47 famílias do Pontal da Barra, localizada na praia do Laranjal. Este trabalho é parte de uma campanha de arrecadação promovida pela Associação Rural de Pelotas (ARP) e a Associação Comercial de Pelotas (ACP), em resposta à enchente que atingiu o Estado em maio.

A entrega dos itens foi possível graças ao estado de calamidade decretado em maio, que permitiu a mobilização de recursos para a população afetada. A operação contou com a colaboração das secretarias de Assistência Social (SAS), Habitação (SMHRF) e Defesa Civil, além do envolvimento direto da prefeita Paula Mascarenhas, que havia recebido os moradores em seu gabinete para discutir a necessidade urgente desses materiais.

Cada um dos cem kits de limpeza entregues inclui cinco litros de água sanitária, cinco litros de desinfetante, sabão em pó, detergente, esponjas e panos de limpeza. Além disso, foram distribuídos materiais de construção, como quatro mil tijolos, 50 sacos de cimento, 25 metros de argamassa, 110 telhas de fibrocimento, e diversos outros itens que são essenciais, incluindo tábuas, caibros, pregos, selador acrílico, portas internas e externas, vasos sanitários, pias, torneiras de banheiro e janelas de madeira. Para essa operação, a Prefeitura mobilizou três caminhões e uma retroescavadeira.

Fotos: Michel Corvello

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Assistência Social (SAS) está realizando um levantamento das famílias que ainda residem no Pontal, já que algumas optaram por se mudar para outros locais durante a enchente, e outras ainda não retornaram ao bairro. As novas entregas de materiais estão sendo planejadas para as áreas mais afetadas, mas o cronograma dependerá da disponibilidade dos estoques no comércio local.