Prefeitura inicia campanha de doação de sangue
Pelo quarto ano seguido, programa Sou Servidor, Sou Doador mobiliza funcionários públicos municipais sobre a importância do ato
Teve início nesta quarta-feira (3) o programa Sou Servidor, Sou Doador, da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh) em parceria com o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel). A campanha mobiliza os servidores do município para a doação de sangue e contou com a presença do vice-prefeito Idemar Barz no ato oficial de lançamento do programa. A campanha vai até dia 2 de agosto.
Idemar fez uma reflexão sobre o nome da campanha e como o programa pode influenciar não só os servidores, mas toda a população.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“Este é um título que mexe com toda a sociedade, não apenas os servidores, pois doar sangue também significa salvar vidas. Sabemos da importância deste simples ato de solidariedade e como ele impacta positivamente uma pessoa e sua família”, afirmou o vice.
Este é o quarto ano do programa de incentivo à doação de sangue entre os servidores públicos municipais do Executivo e Legislativo, que busca abastecer o HemoPel, em dificuldades com o estoque, devido ao número insuficiente de coletas. “A manutenção do estoque é uma luta diária em todos os meses do ano, e com a proximidade do inverno, o número de doadores diminui. Como nós temos uma demanda de cerca de mil bolsas de sangue por mês, precisamos manter esse estoque, e o programa é bastante efetivo nesse sentido. Na última campanha, tivemos um aumento de cerca de 70% dos nossos estoques”, disse a coordenadora do HemoPel, Gisele Ortiz.
Além da folga habitual no dia da doação, o servidor terá assegurada uma folga extra, combinada com a chefia imediata. O comprovante da doação, no período da campanha, deve ser encaminhado para [email protected].
O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha. O atendimento para doações é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia, e a legislação garante folga aos trabalhadores no dia da adoção.
Ao fim do evento, a banda da Brigada Militar fez uma breve apresentação musical para os presentes durante o ato. O secretário de Administração e Recursos Humanos, José Francisco Conceição, também esteve na cerimônia.
Quem pode doar
As regras gerais para doação contemplam pessoas entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais para poder realizar a doação.
No dia da doação, o doador deve estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres, a cada três meses, até três doações anuais.
O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. Para demais informações, o HemoPel pode ser contatado pelo telefone (51) 3288-9193, ou via WhatsApp pelo número (53) 98156-1209.