Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de setembro de 2024

Projeto da Prefeitura brilha no Gaúcho de Taekwondo

O projeto Quem Luta Não Briga foi campeão por equipe na competição de faixas pretas e vice na de faixas coloridas


Por João Victor Fagundes Publicado 07/08/2024
Ouvir: 00:00
trvfdbg
Foto: SMED/Divulgação

Equipe do projeto Quem Luta Não Briga, da Prefeitura em colaboração com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), participou do Campeonato Gaúcho de Taekwondo 2024, em Esteio nos dias 2 e 3 deste mês. Com performance de destaque, consagrou-se campeã de faixas pretas e vice-campeã na competição de faixas coloridas.

Cerca de 48 atletas foram levados para participar da competição, também classificatória para o Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil de Taekwondo. Por meio do projeto, 30 atletas foram classificados para as competições nacionais, com dez na categoria faixa preta e 20 na faixa colorida.

Na competição de faixas pretas, em que o QLNB se sagrou campeão, seis atletas conquistaram a medalha de ouro e quatro a de prata. Enquanto na faixa colorida, categoria que o projeto ficou com a segunda colocação, 23 atletas ganharam a medalha de ouro e sete receberam a prata. O coordenador do projeto, Rossano Diniz, destacou a dedicação da equipe do Quem Luta Não Briga nesse marco inédito para o município.

“Esse título por equipe na competição de faixas pretas é um marco inédito para Pelotas, fruto do trabalho incansável dos nossos atletas e da dedicação da nossa comissão técnica, que sempre busca oferecer o melhor suporte e treinamento. A competição foi extremamente desafiadora, reunindo os melhores atletas do Estado, mas nossos competidores demonstraram grande habilidade, disciplina e espírito de equipe. Cada luta foi uma prova da dedicação e do esforço que todos têm investido ao longo do tempo. Estamos muito orgulhosos dos nossos atletas e acreditamos que esse é apenas o começo de muitas outras conquistas para o taekwondo de Pelotas”, afirmou.

O coordenador disse também que a conquista reflete a reformulação do projeto, que ocorreu no ano passado, com treinamento mais intensivo com os atletas de faixa preta.

Sobre o projeto
O Quem Luta Não Briga é um projeto da Prefeitura de Pelotas em parceria com a UFPel, que visa promover o taekwondo como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal. A iniciativa é coordenada pelos professores Rossano Diniz, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), e Fabrício Del Vecchio, da Escola Superior de Educação Física (Esef) da UFPel. Além dos coordenadores, o projeto conta com os professores Pablo Peres e Henrique Reis, do Vida Ativa, e Lennon Marquez, do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, os preparadores físicos Henrique Rocha de Pinho, da Esef UFPel, Ícaro Schulz, da Academia Hoy, e o fisioteraputa Flaviano Moreira, do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Nesse campeonato gaúcho, o professor Vinícius Senna Rezende, do Vida Ativa, também participou da comissão técnica da equipe.

Como participar
Para iniciar no taekwondo, a partir do Quem Luta Não Briga, é preciso ter, no mínimo, sete anos de idade e estar matriculado na rede de ensino, seja em escola municipal, seja privada. Os interessados devem visitar um dos núcleos do projeto e assistir a treinamento e, posteriormente, participar de aula experimental. Após esse primeiro contato, se o aluno quiser fazer parte da equipe, uma ficha de cadastro on-line é disponibilizada para dar início aos treinos e iniciar as atividades oficialmente.

No momento, o Cesc UFPel, à rua Alberto Rosa, 580, às quartas e sextas-feiras, a partir das 19h, e o Inova Guabiroba, na rua Irmão Fernando de Jesus, 104, terças e quintas-feiras, a partir das 19h, são os únicos núcleos com vagas abertas.