Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Projeto de extensão da FURG, ajuda a comunidade do Rio Grande em gestão fincanceira

Programa Orçamentário Financeiro e Familiar de Rio Grand FURG avança na capacitação financeira e pesquisa de preços


Por Larissa Rodrigues Publicado 05/09/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (11)
Equipe POFF \ Jornal O Lirorâneo

O Programa Orçamentário Financeiro e Familiar (POFF), vinculado ao curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), está realizando diversas ações com o intuito de capacitar a população de Rio Grande em temas relacionados à gestão financeira. Sob a coordenação do professor Tiarajú Alves de Freitas, o projeto visa proporcionar aos moradores da cidade recursos e conhecimentos essenciais para o controle eficiente de suas finanças pessoais e familiares.

O grupo de trabalho é composto pelos alunos Derick Joudat Thurmer, Gabriel Silva de Mattos, Gabriela da Silva Coelho, Pedro Alves Castilho, Rafael Vieira da Rosa e Tiago Afonso Silva Cunha. Eles estão engajados tanto na produção de pesquisas quanto na disseminação de práticas de educação financeira, com o objetivo de fortalecer a autonomia financeira das pessoas, reduzir as desigualdades econômicas e evitar que as famílias se endividem de maneira prejudicial.

Para realizar as pesquisas de preços, o projeto inicialmente planejava coletar dados diretamente nos principais estabelecimentos comerciais da cidade. No entanto, decidiu adotar o aplicativo Menor Preço, desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o que proporcionou uma forma mais rápida e inclusiva de acessar as informações. “Com essa abordagem, até mesmo pequenos comércios têm a chance de ver seus preços divulgados, não importa o tamanho do seu negócio”, afirma Tiarajú. A plataforma revela os cinco preços mais baixos para cada produto consultado, promovendo maior transparência e facilitando a comparação de preços para a comunidade.

A primeira turma do POFF, formada por seis alunos, já começou a trabalhar na divulgação de pesquisas sobre produtos essenciais para as famílias e preços de combustíveis, como gasolina comum e etanol. Os interessados podem acompanhar o progresso do projeto e conferir as atualizações e resultados através do Instagram @poff.furg.

Além disso, o POFF está em busca de parcerias com instituições financeiras locais, órgãos governamentais e outras instituições de ensino para ampliar seu alcance e aumentar seu impacto.

Fonte: Jornal O Litorâneo