Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de setembro de 2024

Projeto de Lei torna Café Aquarios ponto cultural do estado

Já reconhecido como patrimônio cultural municipal desde 2017, agora o Café Aquários ganha destaque em âmbito estadual


Por João Victor Fagundes Publicado 09/08/2024
Ouvir: 00:00
aquariosss
Foto: Daniel Nascimento

Na última terça-feira (06), a Assembleia Legislativa do RS aprovou o Projeto de Lei que torna a tradicional cafeteria pelotense um ponto cultural do estado.

Já reconhecido como patrimônio cultural municipal desde 2017, agora o Café Aquários ganha destaque em âmbito estadual. Isto graças a aprovação do Projeto de Lei 67/2021 de autoria do deputado Zé Nunes (PT) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do poder legislativo. 

No momento, a Lei que torna o histórico café um local de interesse cultural do estado foi aprovada na comissão técnica e aguarda votação de mérito pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

O Café Aquários
Conhecido e frequentado por comerciantes, intelectuais, aposentados, entre outros, o Café Aquários destaca-se como um ponto de encontro do povo pelotense. 

Com história quase que entrelaçada à da cidade, o conceituado café passou por algumas transformações ao longo dos anos. Em 1942, quando ainda chamava-se Café Nacional, ficou conhecido como um local para reuniões de importantes homens de negócios que se encontravam para tratar terras e gado, enquanto desfrutavam de um bom café. 

Em seguida, o espaço foi vendido para a Torrefadora de Café 35 e passou a se chamar Café 35. Assim, somente em 1970, após outro grupo assumir o local, que este ganhou o famoso título de Café Aquários. 

O nome se dá devido às grandes aberturas envidraçadas que o estabelecimento possui em seu entorno, estilo muito raro para a época em que foi construído. Dessa forma, aqueles que passavam pela rua se encantavam com a possibilidade de ver as movimentações de clientes e funcionários do café mesmo do lado de fora, como um “aquário”. 

Hoje, localizado no coração da cidade, na esquina entre a rua XV de Novembro e Sete de Setembro, o Café continua sendo uma referência para a cidade de Pelotas não só por comerciantes e empresários, mas por diversos públicos. Segundo o Café, essa diversidade dá um tom democrático à tradicional cafeteria.

Créditos: Em Pauta Web