Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

14 de setembro de 2024

Projeto Partiu Futuro Reconstrução: Oportunidades para Jovens em situação de vulnerabilidade em Rio Grande

A iniciativa busca contratar jovens aprendizes de 14 a 22 anos


Por Larissa Rodrigues Publicado 29/08/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (95)
Foto: Ilustrativa

O município de Rio Grande se juntou ao projeto estadual “Partiu Futuro Reconstrução”, uma iniciativa que busca contratar jovens aprendizes de 14 a 22 anos. O foco é oferecer capacitação profissional e facilitar a inserção desses jovens no mercado de trabalho. O programa, que conta com 150 vagas, é direcionado especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições começaram na terça-feira, dia 27, e estarão abertas por dez dias. Para se inscrever, os interessados precisam estar cadastrados no Cadastro Único, comprovando baixa renda, além de estarem matriculados na rede pública de ensino. Dentre os inscritos, serão priorizados aqueles que sofreram com os impactos da recente enchente, como os desabrigados e desalojados.

Os selecionados receberão um auxílio financeiro de R$ 786,95, além de um vale-alimentação de R$ 550 e, se necessário, vale-transporte. A carga horária será de 20 horas semanais, com duração de um ano. Além disso, os participantes terão direito a uniforme completo, acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, atendimento de telemedicina, e um seguro.

Para acompanhar os jovens no projeto, o Estado contratou a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Esses jovens participarão de uma combinação de atividades práticas e teóricas, acumulando um total de 1.040 horas de formação.